31 de jan. de 2025

HEDA registra crescimento de 75% no número de doações de córneas, em 2024

 


Aumento expressivo de doações de córneas, em 2024, colocou o HEDA em primeiro lugar no estado, com 49 doações, o que representa 35,25% de todas as captações no Piauí


Com 49 doações de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), tornou-se o líder estadual na captação desse tipo de órgão, em 2024.


Esse número representa 35,25% do total de doações de córneas realizadas no Estado do Piauí, no mesmo ano, com 139 captações. E também representa um impressionante aumento de 75% no número de doações de córneas realizadas no hospital, em comparação com o ano de 2023, quando registrou 28 captações.


“Agora, o HEDA se consolida como referência na captação de córneas na região”, destaca Nadja Miranda de Freitas, coordenadora do Núcleo de Córneas de Parnaíba. 


“Esses números refletem um avanço significativo na conscientização sobre a doação de órgãos no estado”, acrescenta.


Criado em 2020, o Núcleo de Captação de Córneas do HEDA é certificado pelo Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), cujas captações são realizadas em parceria com o Instituto Médico Legal (IML) e apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).


E para o ano de 2025, Wal França, diretora-geral do HEDA, anunciou a criação de uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). 


“Essa comissão será responsável por promover e coordenar o processo de doação, garantindo que seja realizado de forma ética, transparente e eficiente, respeitando os direitos dos pacientes e suas famílias”, explica.


Doação de múltiplos órgãos


Em 1º de novembro de 2024, foi realizada a primeira cirurgia de coleta de múltiplos órgãos, envolvendo a doação de um fígado, dois rins e duas córneas de um jovem de 28 anos, vítima de um acidente de moto.


Após a confirmação da morte encefálica, a família do doador autorizou a doação e enfatizou o impacto positivo dessa decisão. O procedimento foi realizado por uma equipe de 15 profissionais de saúde e durou cerca de duas horas.



“É muito reconfortante saber que o João vive em outras pessoas”, revela Fátima Castro, representante da família de João Paulo, primeiro doador de múltiplos órgãos do HEDA. “Conversem com a família sobre a doação de órgãos, essa é uma decisão que pode transformar a dor da perda em esperança para muitas pessoas”, pontua.


No ano passado, profissionais do HEDA participaram do curso Diagnóstico de Morte Encefálica, que abordou critérios essenciais, protocolos técnicos e a importância de uma comunicação ética e sensível com as famílias, o que deve “refletir diretamente no aumento das doações de órgãos em 2025, ampliando as chances de salvar vidas e transformando realidades”, acredita Nadja.

Vulgo "O Terrível" preso pelo 2° BPM que cumpriu em Parnaíba o mandado de prisão por homicídio


Um homem identificado como  Francisco Marcelo Silva Ferreira, 26 anos, vulgo "o Terrível", natural da cidade de   Piripiri no estado do Piauí.  Os Policiais militares lotados no serviço de inteligência com apoio da Força Tática, deram cumprimento ao mandado judicial em desfavor do nacional Francisco suspeito de vários homicídios. 

O mandado judicial no processo do crime de homicídio foi cumprido na Rua do Roseno, na Ilha de Santa Isabel em Parnaíba, na manhã desta quinta-feira(30).

O terrível foi levado para central de flagrantes onde será realizados os procedimentos cabíveis e já está a disposição da justiça.

30 de jan. de 2025

Piauí institui plano estadual para mudanças climáticas e desastres ambientais; projeto é de autoria do deputado Rubens Vieira (PT)

 


Entre as diretrizes, a lei determina a criação de sistemas de alerta e resposta rápida para desastres ambientais, programas de capacitação para equipes de emergência e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, prevê incentivos para pesquisa e inovação em tecnologias de mitigação de desastres, bem como a implementação de medidas de infraestrutura resiliente.

A norma estabelece ainda a cooperação entre os governos estadual e municipal para a formulação dos planos locais de adaptação, com prioridade para os municípios mais vulneráveis. O monitoramento das ações previstas será realizado periodicamente, com revisões a cada cinco anos para ajustes e aprimoramentos.

O plano tem como base a Política Nacional sobre Mudança do Clima e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, buscando alinhar o estado às diretrizes nacionais e internacionais de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Este é o compromisso do meu mandato com o nosso povo, com o meio ambiente, e com cada pessoa afetada pelos eventos climáticos extremos que atingem nosso estado”, finalizou o deputado Rubens.

A Lei nº 8.571 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30).

Prefeito Felipe Ribeiro anuncia o maior carnaval de Cajueiro da Praia

 

O Prefeito Felipe Ribeiro anunciou com entusiasmo, nesta quinta-feira (29), que os preparativos para o Carnaval 2025 na Orla da Praia da Barrinha já estão a todo vapor. A festa promete ser grandiosa, com uma estrutura de primeira linha e um reforço significativo na segurança, garantindo que todos possam aproveitar as festividades com
tranquilidade.

VEJA O VÍDEO:

De 1º a 5 de março, a cidade se transformará no cenário perfeito para o Carnaval do Cajueiro, um evento que promete ser um verdadeiro "pé na areia". Com a beleza da praia como pano de fundo, os foliões poderão desfrutar de uma programação diversificada, com atrações para todos os gostos.
O prefeito ressaltou que, este ano, a expectativa é que o Carnaval de Cajueiro da Praia seja o maior já realizado, atraindo visitantes de várias partes do país. Ele incentivou os moradores a marcarem na agenda e se prepararem para um evento que ficará na memória de todos.
As redes sociais da prefeitura estarão atualizadas com novidades sobre a programação, que será divulgada em fevereiro. Todos estão convidados a se engajar e participar dessa grande festa, que celebra a cultura e a alegria do povo cajueirense.

27 de jan. de 2025

HEDA realiza três procedimentos de CPRE em apenas 10 dias

 


A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é uma técnica inovadora, menos invasiva e, agora, acessível aos pacientes com doenças das vias biliares e pâncreas

 O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), celebra um importante avanço para a saúde da Planície Litorânea. Em apenas 10 dias, realizou três procedimentos de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).

Essa técnica inovadora, que une endoscopia e radiologia, é crucial para o diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas, como tumores malignos e desobstrução em casos de coledocolitíase (pedras no canal do fígado).



É também menos invasiva e possui um tempo de recuperação menor em comparação com as cirurgias tradicionais, de acordo com o Dr. Vitor Monteiro, médico endoscopista do HEDA, responsável pelos três procedimentos em duas pacientes, de 25 e 39 anos.



“No dia seguinte ao procedimento, se o paciente estiver bem, já pode receber alta. Antes, era necessário um procedimento cirúrgico com incisão abdominal, que resultava em um pós-operatório de 10 a 15 dias. Agora, conseguimos reduzir o tempo de internação, otimizando os leitos para outros pacientes”, destaca o cirurgião.



Com a implementação do novo serviço, “o HEDA se torna um ponto de referência na região, oferecendo um atendimento mais completo e acessível, diminuindo a necessidade de deslocamento para a capital, Teresina”, lembra o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do hospital.


“Estamos superando nossas metas e permanecemos comprometidos em oferecer este serviço vital para a população. Com essa conquista, o HEDA reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, promovendo um atendimento mais eficiente e humanizado”, conclui Wal França, diretora-geral do HEDA.




*Sobre o HEDA*


O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 247 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho. E em 2024, conquistou pela primeira vez o selo GPTW.


Sobre o ISAC


O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

24 de jan. de 2025

Nota de falecimento



De acordo com  uma nota divulgada pelo   HEDA  Maria Jocilene da Silva, 41 anos,  que passou mal na casa de família vítima de envenenamento, no Conjunto Dom Rufino 2, veio  a óbito no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.


De acordo com boletim divulgado pelo hospital, o laudo que aponta a causa do óbito será divulgado somente após investigação.


Jocilene estava internada em estado grave  desde a última quarta-feira (22).

HEDA explica : Não houve suspensão nas concessões de insalubridade


Os valores serão incorporados ao salário base, garantindo a manutenção da renda habitual dos profissionais


Dois importantes laudos técnicos foram elaborados pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em setembro de 2024. Essenciais para a identificação e análise das condições de trabalho, levam em consideração cada função e a exposição aos riscos nas atividades desenvolvidas, conforme os parâmetros técnicos exigidos pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) do Ministério do Trabalho.


Ambos os documentos, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) e Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade (LTIP), contemplam a unidade hospitalar e seus anexos. 


Segundo a direção do hospital, nenhuma ação que prejudique os colaboradores foi adotada. Com base nos laudos, alguns cargos que antes recebiam insalubridade de grau médio foram reclassificados para grau máximo, enquanto outros tiveram redução. E determinadas funções, após avaliação criteriosa, não terão mais direito à concessão de insalubridade.


Isto significa que não houve suspensão indevida nas concessões de insalubridade dos profissionais do hospital. Portanto, as concessões seguem a legislação trabalhista vigente e as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho.


A direção do HEDA reafirmou seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e se coloca à disposição. 


Para esclarecer quaisquer dúvidas, basta entrar em contato com a gerência do Recursos Humanos (RH) e do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.



Relacionamento com a Imprensa

Contato: (61) 99136-6886 (Kamilla Araújo) e (86) 99439-6309 (Camila Neto)

E-mail: imprensa@isac.org.br

Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número: (61) 99423-6753

Siga-nos no Instagram: @isac_os e @hedaparnaiba

21 de jan. de 2025

Parnaíba ganha nova Central de Diagnóstico, um marco para a saúde pública na Planície Litorânea

 


Central de Diagnóstico de Parnaíba oferece exames laboratoriais, de raio-x, ultrassom, mamografia e eletrocardiograma, e consultas em 10 especialidades médicas


O Governo do Piauí inaugurou, nesta terça-feira (21), a nova Central de Diagnóstico de Parnaíba, localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O objetivo é descentralizar e fortalecer os serviços de saúde, garantindo um atendimento qualificado para os pacientes encaminhados pela Central de Regulação.

A nova unidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), oferece serviços essenciais para a saúde da população, como exames de raios-x, ultrassonografia, mamografia, análises laboratoriais e consultas em 10 especialidades médicas. 

Durante a inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou a meta de entregar 16 centrais de diagnóstico até julho deste ano, ressaltando que Parnaíba é a quarta cidade a receber essa estrutura, após Piripiri, Esperantina e Picos. A nova central promete facilitar o acesso a serviços de saúde de qualidade para a população da região da Planície Litorânea.


“Estamos promovendo a interiorização da saúde no estado e a Central de Diagnóstico de Parnaíba é um exemplo concreto disso, garantindo que a população tenha acesso a exames e consultas de forma ágil e eficiente”, afirma o governador.

O Dr. Breno Guimarães, diretor técnico da Central de Diagnóstico de Parnaíba, também ressaltou o impacto positivo para Parnaíba e as cidades circunvizinhas, enfatizando que “esta é uma iniciativa que faz parte de um esforço estadual para o aprimoramento do sistema de saúde na região”.


*Estrutura e atendimento*


A Central de Diagnóstico de Parnaíba prevê realizar, diariamente, 60 radiografias, 33 ultrassons, 33 mamografias, 108 coletas laboratoriais e 132 consultas médicas, totalizando mais de 5.280 atendimentos mensais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.


O local conta com duas salas para atendimento em Telemedicina, consultório ginecológico, sala para exame de radiografia, sala para ultrassonografia, sala para mamografia e sala de coleta.


“É uma estrutura moderna, equipada com tecnologia de ponta e que dará suporte ao programa Piauí Saúde Digital. Os pacientes poderão realizar consultas com médicos especialistas, além de exames como ultrassom, eletrocardiograma e mamografia, com acesso também a tomografias no HEDA”, acrescenta Antonio Luiz, secretário de Saúde do Piauí.


Para acessar os serviços, os pacientes devem apresentar documentos obrigatórios, como o Cartão do SUS, RG ou CPF, um comprovante de residência e o encaminhamento autorizado pela Central de Regulação do município.


*Sobre o ISAC*

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Relacionamento com a Imprensa

Contato: (61) 99136-6886 (Kamilla Araújo) e (86) 99439-6309 (Camila Neto)

E-mail: imprensa@isac.org.br 

Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número: (61) 99423-6753

Rafael Fonteles entrega Central de Diagnóstico em Parnaíba para atender população de toda a Planície Litorânea

 


A iniciativa faz parte de um projeto que prevê a entrega de 16 centrais de diagnóstico até julho deste ano todas as regiões do Piauí.

IMG_20250121_WA_0053_7aeb94d19c

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (21), a Central de Diagnóstico de Parnaíba, localizada em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). A iniciativa faz parte de um projeto estadual que prevê a entrega de 16 centrais de diagnóstico até julho deste ano, abrangendo todas as regiões do Piauí. O objetivo é descentralizar e fortalecer os serviços de saúde, garantindo atendimento qualificado aos pacientes encaminhados pela regulação.

De acordo com o governador, a unidade atenderá toda a população da Planície Litorânea, oferecendo exames como raios X, ultrassonografia, mamografia, tomografia e exames laboratoriais, além de consultas com especialistas. O espaço também conta com duas salas para atendimento em telemedicina, com 10 especialidades médicas; e uma sala exclusiva para ginecologia e obstetrícia, garantindo um atendimento especializado para as mulheres e mães da região, além de um consultório médico para atendimento presencial, caso seja necessário.

"Estamos executando a interiorização da saúde no estado. A Central de Diagnóstico de Parnaíba é um exemplo concreto disso, garantindo que a população tenha acesso a exames e consultas de forma ágil e eficiente”, destacou Rafael Fonteles.

IMG_20250121_WA_0062_187704acd5

O secretário da Saúde do Piauí, Antonio Luiz Soares, ressaltou que a unidade dispõe de equipamentos modernos e uma estrutura avançada que dão suporte ao Programa Piauí Saúde Digital. "Os pacientes terão acesso a consultas com médicos especialistas, além de exames complementares, como ultrassom, eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais, mamografia, raios X, bem como o acesso à realização de tomografia no Heda”, destaca o gestor, enfatizando que a central vai emitir os laudos em até 24 horas.

IMG_20250121_WA_0020_93887a2d6d

Bruno Guimarães, diretor técnico da Central de Diagnóstico, enfatizou a importância da unidade para a cidade e os municípios vizinhos. “Esta obra vem para somar, especialmente em áreas como ginecologia e obstetrícia, que apresentam grande demanda", completou o gestor.

IMG_20250121_WA_0022_cb5dba2753

Mais obras

O secretário da Saúde informa ainda que, além da Central de Diagnóstico, o Governo do Estado já entregou a primeira etapa de reforma e ampliação do Heda. "Estamos realizando a segunda fase da obra, que vai separar maternidade e hospital e deve ser inaugurada até o início do ano que vem. Teremos também a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para Parnaíba e região", completou Antonio Luiz Soares.

Rafael Fonteles inaugura nova Central de Diagnóstico em Parnaíba nesta terça (21)

 


O governador Rafael Fonteles inaugura, nesta terça-feira (21), às 9h, uma Central de Diagnóstico em Parnaíba, localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A unidade oferecerá exames de raios X, ultrassom, mamografia e exames laboratoriais, além de consultas com especialistas e uma sala para atendimentos pelo programa Piauí Saúde Digital, que contará com 10 especialidades médicas.

A nova Central de Diagnóstico tem como objetivo o fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde, atendendo os pacientes encaminhados por meio do sistema de regulação. O secretário de saúde do Piauí,  Antonio Luiz, explica que a unidade beneficiará a população de todos os municípios do território da Planície Litorânea.

“É uma estrutura totalmente moderna, composta por equipamentos de última geração, que dará suporte ao programa Piauí Saúde Digital, onde os pacientes terão consultas com médicos especialistas, além de exames complementares, como ultrassom, eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais, mamografia, raio X, bem como o acesso à realização de tomografia no HEDA”, destaca o gestor.

Jovem é atropelado na BR 343 e morre ainda no local

 


Na tarde desta segunda-feira (20/01). Um jovem identificado como Leandro Gomes de Souza, de 26 anos, foi atropelado e morreu após ser atingido por um veículo de aplicativo na BR-343, km 13 na localidade Baixa da Carnaúba na cidade de Parnaíba.

 Segundo testemunhas, por volta das 17h50, Leandro atravessava a rodovia correndo e com a cabeça baixa, não percebendo a aproximação do veículo. O impacto foi violento, arremessando o pedestre contra o capô e o para-brisa do carro onde o corpo da vítima ficou em cima do carro.

Segundo uma tia de Leandro, o jovem enfrentava problemas mentais desde a morte de sua mãe que também morreu em um acidente de carro. A tia relatou que Leandro sofria de depressão e tinha o hábito de consumir bebidas alcoólicas.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas ao chegar constatou o óbito da vítima. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada e isolou a área até a chegada da perícia criminal.


O motorista do veículo envolvido no acidente permaneceu no local e colaborou com as investigações. Ele foi ouvido pela polícia e liberado após os procedimentos legais. O corpo de Leandro Gomes de Souza foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba para os procedimentos.

20 de jan. de 2025

HEDA de Parnaíba realiza mais de 114 mil atendimentos, conquista selo GPTW e entrega nova enfermaria, em 2024

 


Ao todo, o HEDA realizou 114.703 atendimentos, um aumento de 31% em comparação com 2023, além de 368.941 exames, 27.672 internações, 5.973 cirurgias e 3.216 partos


“Fui muito bem atendida, gostei muito. Espero que continuem assim, com dedicação e rapidez”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). 


Em 2024, o HEDA realizou 114.703 atendimentos em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Vascular, Urologia, Cardiologia, Neurologia, Telemedicina e outras especialidades. O resultado representa um aumento de 31% em relação ao ano de 2023, que encerrou com 87.557 atendimentos realizados. 



Além disso, o hospital também contabilizou 368.941 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre exames laboratoriais, de raio-x, tomografias, ultrassonografias, ecocardiogramas, eletrocardiogramas e ressonâncias, e registrou 27.672 internações. 


“O ano de 2024 foi marcado por transformações significativas em nossa instituição”, destaca Wal França, diretora-geral do HEDA. “Revisamos o fluxo de atendimento e inauguramos a nova enfermaria ortopédica, permitindo atender a um número maior de pacientes, em um ambiente moderno e bem equipado. Além disso, eliminamos o uso de adornos, contribuindo para a redução de infecções no ambiente hospitalar, e, para coroar, recebemos a certificação GPTW, consolidando nossa reputação como um excelente lugar para trabalhar”, comemora. 


Também foram destaque os 3.216 partos e as 5.973 cirurgias realizadas. E ainda sobre cirurgias, o ano também será lembrado pela realização de dois procedimentos cirúrgicos de alta complexidade até então inéditos na rede pública estadual: gastrectomia subtotal e cistogastrostomia.


A gastrectomia subtotal consiste na remoção de parte do estômago e é um avanço no tratamento de cânceres raros e complexos. Já a cistogastrostomia, técnica realizada para estabelecer a comunicação entre o cisto pancreático e o estômago.


Além disso, também foi realizada pela primeira vez no interior do estado a retirada de múltiplos órgãos, no caso fígado, rins e córneas.


O HEDA está sob gestão do ISAC desde julho de 2023 e seu balanço anual inclui os números dos anexos Hospital Nossa Senhora de Fátima (HSNF) e Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). 


Alta Conformidade e GPTW


Duas conquistas tornaram 2024 um ano muito especial para o HEDA: a classificação como hospital de Alta Conformidade, em abril, e a conquista do selo GPTW, em setembro.


Concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2023, o HEDA se destacou entre os melhores hospitais prioritários com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país.


Com índice de 86%, o HEDA ficou entre os cinco hospitais da rede pública estadual classificados como Alta Conformidade. A avaliação é realizada anualmente, de forma voluntária, pelos serviços de saúde, e serve, por exemplo, para analisar as práticas assistenciais e o planejamento das ações.


Para ser classificado, é necessário cumprir, no mínimo, 67% dos critérios estabelecidos pela Anvisa, como a implantação e cumprimento de protocolos de identificação do paciente, administração de medicamentos, prevenção de infecções, cirurgia segura, higienização das mãos, entre outros.


E em setembro, foi a vez da certificação da consultoria global Great Place To Work (GPTW), onde 87% dos colaboradores avaliaram o HEDA como um ótimo lugar para trabalhar. O reconhecimento comprova a credibilidade e confiabilidade da instituição, resultado da política de humanização implementada pelo ISAC.


O selo GPTW é reconhecido internacionalmente pela metodologia Trust Index, que envolve uma pesquisa anônima e sigilosa, avaliando diversos aspectos da cultura organizacional e levando em consideração a opinião da figura mais importante dentro de uma empresa: o colaborador.


“Agora, vamos em busca da nossa primeira certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conquistar essa acreditação significa muito mais do que exibir um selo de qualidade, mas um compromisso com a melhoria contínua, a segurança dos pacientes e a satisfação das equipes de trabalho”, revela a diretora.


E o primeiro passo já foi dado. Em outubro, o HEDA recebeu a visita diagnóstica do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), etapa crucial no caminho para a acreditação Nível 1 pela ONA.


Destaques e nova enfermaria


Na Convenção ISAC 2024, realizada em dezembro, o HEDA conquistou os prêmios de “Unidade Mais Inclusiva”, “Unidade com Menor Rotatividade de Funcionários” e “Unidade com Maior Investimento em Treinamentos”, e se sagrou a unidade campeã daquele ano.


Ao todo, foram 8.357 colaboradores treinados e 350 treinamentos realizados, como a Campanha do Adorno Zero (tema de maior impacto no hospital), Respiração Cardiorrespiratória, Primeiros Socorros e Semana da Engenharia Clínica.


“Para 2025, nossas expectativas são ambiciosas”, ressalta Wal França. “Um dos nossos principais objetivos é ampliar o fluxo de atendimento e as rotinas por meio de treinamentos eficazes para os nossos colaboradores. Estamos comprometidos em cumprir as metas contratuais estabelecidas, garantindo que os nossos serviços atendam aos padrões exigidos”, conclui.


O HEDA investiu também em equipamentos, como a instalação da nova lavadora ultrassônica e da autoclave de vapor saturado sob pressão. A lavadora ultrassônica proporciona uma limpeza mais profunda dos instrumentais, removendo as sujeiras e contaminantes de superfícies de difícil acesso, enquanto a autoclave de vapor saturado é um instrumento de esterilização, para a eliminação dos microorganismos por superaquecimento no vácuo.


Em melhorias estruturais, houve a ampliação na quantidade de salas cirúrgicas, de três para cinco, o que passou a permitir a realização de 20 cirurgias, em média, por dia, abrangendo especialidades como obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral, vascular, pediátrica, bucomaxilofacial, urológica e neurocirurgia.


E finalmente, a entrega da nova enfermaria ortopédica, realizada em setembro, concluiu a primeira etapa da reforma e ampliação do HEDA, obra que é considerada a maior da saúde pública de Parnaíba.


No total, são 38 leitos distribuídos em 19 enfermarias e um quarto de isolamento, equipados com banheiros e oferecendo conforto e dignidade aos pacientes. Também faz parte do projeto uma recepção, posto de enfermagem e quarto de plantão médico. 


Projetos e impacto social


O HEDA também marcou presença fora dos muros da instituição, realizando projetos em benefício dos colaboradores da instituição e da comunidade parnaibana.


Em março foi realizada a I Feira do Servidor Empreendedor, uma proposta criada para incentivar a integração entre as equipes do HEDA e anexos, e estimular a criatividade e inovação dos colaboradores. E já na primeira edição contou com 15 expositores.


No mês de junho foi a vez do I Arraiá do HEDA, um evento de solidariedade e confraternização que envolveu colaboradores, amigos e familiares, e que ajudou a arrecadar doações para as famílias em situação de vulnerabilidade. Participaram cerca de 700 pessoas.


Já o mês de julho contou com duas programações: o I Circuito Saúde HEDA, evento esportivo que reuniu 600 participantes e arrecadou alimentos para as famílias do Parque José Estevão, e o Dia D: Gente Solidária, que marcou a entrega das doações arrecadadas, cerca de uma tonelada de alimentos, roupas, brinquedos e produtos de higiene, beneficiando aproximadamente 300 famílias.


E em agosto, como resultado da campanha iniciada durante o Junho Vermelho, a ação Meu Setor Salva Vidas, que mobilizou colaboradores de 30 setores do hospital e anexos, conseguiu coletar 230 bolsas de sangue para aumentar o estoque do Hemocentro Regional de Paraíba, o suficiente para beneficiar até 920 pessoas.

Badespi firma parceria com prefeitura de Cajueiro da Praia para fomentar o turismo e o empreendedorismo local

 

A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi) firmou uma importante parceria com a Prefeitura de Cajueiro da Praia, por meio da assinatura de um termo de cooperação. O acordo, assinado pelo prefeito Felipe Ribeiro e pelo presidente da Badespi, Feliphe Araújo, na sexta-feira (17), visa estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento comercial na cidade, com foco no setor de turismo, um dos mais importantes para a economia local. Somente em 2024, o município recebeu mais de R$ 1,9 milhão da Badespi direcionado aos empreendedores locais.
A iniciativa permitirá que os empreendedores da cidade, sejam pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) ou microempresas (ME), tenham acesso facilitado às linhas de crédito da Badespi, por meio da Sala do Empreendedor, instalada no município. A Sala do Empreendedor será a ponte entre os empresários locais e a agência, oferecendo orientações e direcionamentos para que possam acessar os recursos financeiros de forma eficiente.
O presidente da Badespi, Feliphe Araújo, destacou a importância da parceria. "A Badespi tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento econômico do Piauí e essa ação em Cajueiro da Praia é um passo fundamental para apoiar os empreendedores locais, especialmente no setor turístico, que tem grande potencial de crescimento na região. Por meio da Sala do Empreendedor, estamos tornando o acesso ao crédito mais ágil e acessível, promovendo um ambiente favorável para o crescimento de negócios e, consequentemente, a geração de emprego e renda", afirmou Araújo.
Já, o prefeito Felipe Ribeiro ressaltou a importância da parceria para o fortalecimento da economia local. "Essa parceria com a Badespi é um marco para Cajueiro da Praia. O setor de turismo tem um grande potencial de expansão e, com o apoio das linhas de crédito da Badespi, vamos fomentar o empreendedorismo local, fortalecer o comércio e gerar novas oportunidades de negócios para a nossa cidade", declarou o prefeito.
"A assinatura do termo de cooperação ocorreu em Teresina e representa um avanço significativo para a economia de Cajueiro da Praia, que busca melhorar a infraestrutura e atrair mais investimentos no setor turístico, garantindo a geração de emprego e renda para seus habitantes. Com a parceria, a expectativa é que o município se torne um polo ainda mais atrativo para o turismo e para novos negócios", conclui o presidente da Badespi

17 de jan. de 2025

Idepi intensifica monitoramento de barragens no Piauí


WhatsApp Image 2025-01-16 at 08.57.07.jpeg

 

Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está reforçando as ações de monitoramento e manutenção de suas barragens. A iniciativa, coordenada pela equipe de Recursos Hídricos do órgão, tem como objetivo garantir a segurança estrutural dos reservatórios e prevenir eventuais problemas que possam comprometer o funcionamento e a integridade das barragens. 

Nesta semana, a Barragem Piracuruca foi uma das estruturas visitadas. No local, está sendo realizado serviço de limpeza vegetal do talude a jusante (abaixo da parede da barragem). Segundo o engenheiro Artur Morais, integrante da equipe de Recursos Hídricos do Idepi, a retirada da vegetação que cresce nas paredes das barragens é fundamental. "Esses serviços permitem uma visibilidade completa do corpo da barragem, o que facilita a identificação de qualquer anomalia estrutural que possa surgir ao longo do tempo", explicou. 

WhatsApp Image 2025-01-16 at 08.57.06.jpeg

Além da Barragem Piracuruca, outras intervenções estão em andamento. Na Barragem Corredores, em Campo Maior, estão sendo realizados serviços de manutenção com a retirada da vegetação, enquanto na Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, são realizadas obras de manutenção no sangradouro. 

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, ressaltou a relevância dessas ações. "O monitoramento periódico e a manutenção das barragens são imprescindíveis para garantir a preservação dos reservatórios e a segurança da população. São estruturas que têm papel essencial no abastecimento hídrico das cidades, na irrigação dos plantios e para a atividade de piscicultura dos moradores das regiões onde ficam as barragens", destacou. 

Além da recuperação e manutenção das barragens, o Idepi está executando a construção de outras duas estruturas: a Barragem Atalaia, em Sebastião Barros, e Nova Algodões, em Cocal.