16 de abr. de 2024

A importância da Experiência do Paciente: construindo relações de confiança no cuidado à saúde



Por Dr. Alberto Aguiar


A discussão sobre a Experiência do Paciente é essencial para fortalecer e aprimorar o sistema de saúde no Brasil. A qualidade e a segurança no cuidado têm um impacto direto nos resultados clínicos e na percepção de valor por parte dos pacientes.


Atualmente, observamos um comportamento cada vez mais proativo, questionador e crítico por parte das pessoas em relação à sua saúde, aos profissionais de saúde, aos serviços e às instituições de saúde. Os termos "empoderamento" e "consumerismo" refletem essa tendência, na qual os pacientes buscam uma maior participação na tomada de decisões sobre sua própria saúde.


Atender às necessidades, expectativas e preocupações dos pacientes e de suas famílias é fundamental para promover uma relação saudável, empática e colaborativa entre eles e os profissionais de saúde. Isso contribui para uma maior adesão ao tratamento, para uma utilização mais racional e eficiente dos recursos e serviços de saúde, e para a melhoria da confiança dos usuários no sistema de saúde.


Além disso, uma experiência positiva não apenas aumenta a satisfação individual do paciente, mas também influencia a reputação e a escolha de profissionais e serviços de saúde. Isso pode resultar em uma maior fidelidade por parte dos pacientes e suas famílias aos profissionais e instituições de saúde com os quais tiveram uma experiência positiva.


Em resumo, aprimorar a experiência do paciente não é apenas uma questão de satisfação individual, mas também um componente crucial para fortalecer e melhorar o sistema de saúde como um todo. É fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos às necessidades e expectativas dos pacientes, buscando constantemente proporcionar uma experiência de cuidado que seja não apenas eficaz clinicamente, mas também humanizada e centrada no paciente.


A metodologia idealizada e aplicada em nível nacional para aprimorar a experiência do paciente no sistema de saúde brasileiro focava em quatro pilares fundamentais: pessoas, processos, ambiente e expectativas. Esses pilares foram cuidadosamente considerados e implementados visando melhorar a interação entre pacientes e profissionais de saúde, bem como a qualidade geral dos serviços de saúde oferecidos.


Após a aplicação dessa metodologia e análise dos resultados, observou-se que alguns aspectos são particularmente enfatizados pelos pacientes em relação à sua experiência no cuidado em saúde. Primeiramente, os pacientes esperam que os profissionais de saúde transmitam confiança em suas habilidades e competências, o que é fundamental para estabelecer uma relação de confiança mútua.


Além disso, é valorizado pelos pacientes um ambiente limpo e confortável, o que contribui significativamente para o seu bem-estar durante o atendimento. A percepção de que suas necessidades são levadas em consideração e compreendidas pelo profissional de saúde também é algo importante para os pacientes, demonstrando um cuidado individualizado e atencioso.


Outro ponto destacado pelos pacientes é a importância de serem tratados com respeito e cortesia pelos profissionais de saúde, o que influencia diretamente na sua percepção sobre a qualidade do atendimento recebido. Por fim, a clareza na comunicação por parte dos profissionais de saúde é essencial, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma compreensível e acessível para o paciente.


Em suma, os resultados obtidos a partir da aplicação dessa metodologia reforçam a importância de considerar as expectativas e necessidades dos pacientes no desenvolvimento e implementação de estratégias para aprimorar a experiência do paciente no sistema de saúde brasileiro. Ao focar em aspectos como confiança, conforto, atenção individualizada, respeito e comunicação eficaz, é possível promover uma experiência mais positiva e satisfatória para os pacientes, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde como um todo.


 


*Dr. Alberto Aguiar é médico ortopedista e gestor em Saúde


 


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Piauí Rally Cup 2024 foi lançado na VM POWER SPORTS na quinta feira (11/04)

 


O Piauí Rally Cup 2024 foi lançado oficialmente no Estado, na noite desta quinta feira (11/04), na VM POWER SPORTS em Parnaíba e chega ao terceiro ano no road brasileiro que é uma das modalidades mais jovens da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).  


O evento será realizado pela primeira vez no litoral do Piauí, nas cidade de Luís Correia e Parnaíba, nos dias 4,5 e 6 de julho. Na ocasião também foi apresentado aos convidados um novo modelo de UTV CAN-AM Maverick R 2024.


O projeto "Edição Rota das Emoções 2024" foi apresentado em ministérios e órgãos de fomento ao turismo, em Brasília. 


O objetivo dessa edição é atrair competidores, trazer o público para assistir a um espetáculo com muitas emoções, além de  proporcionar circuitos seguros e bem estruturados, oferecendo atrações turísticas e de lazer numa das regiões mais belas e propícias para o esporte de aventura que é o litoral do Piauí.

 

A Edição Rota das Emoções do Piauí Rally Cup acontecerá em um circuito de 35 km no Complexo Barramares, em Luís Correia. Além dos competidores de vários estados e até promessa de outros países, a arena do evento contará com a Feira e Exposição de Artesanato Local, de produtores de Parnaíba, Luís Correia e de Cajueiro da Praia. 


A população contará com emissão gratuita de documento de identidade nacional; haverá uma Sala de Turismo, com agentes mostrando as belezas e potencialidades do turismo piauiense de norte a sul do Estado numa parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e ainda atrações culturais nos três dias de evento, com shows de artistas e bandas de renome local e nacional.

Grupo político de Apolinário Costa é multado em R$ 53 mil por divulgar pesquisa falsa em Bom Princípio do Piauí

 

O grupo político liderado pelo ex-prefeito de Bom Princípio do Piauí, Francisco Apolinário Costa Moraes, foi multado em R$ 53 mil, por divulgar pesquisa fraudulenta em grupos de WhatsApp.

A Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Buriti dos Lopes, decidiu pela procedência da representação feita pela Comissão Diretora Executiva Municipal do Partido DC - Democracia Cristã de Bom Princípio do Piauí contra Norberto Rabelo Araújo por suposta prática de divulgação de pesquisa eleitoral não registrada.

A decisão, baseada nos artigos 33, 34, 35 e 96 da Lei nº 9.504/97 e nas resoluções TSE 23.600 e 23.608, considerou que a ação de divulgação das supostas pesquisas eleitorais sem registro compromete a transparência do processo eleitoral.

A representação inicial destacou que Norberto Rabelo Araújo estaria divulgando nas redes sociais uma pesquisa eleitoral que indicava uma suposta superioridade do candidato "Apolinário" com mais de 25 pontos à frente do segundo colocado. Além disso, foram apresentados prints de grupos de WhatsApp como prova dessas alegações.


A defesa de Norberto Rabelo Araújo argumentou que as informações não se tratavam de pesquisa eleitoral, mas sim de uma conversa em um grupo interno de WhatsApp. No entanto, a Justiça Eleitoral entendeu que as informações divulgadas se configuravam como prévia de pesquisa eleitoral, sem o devido registro no TSE.

Diante disso, o juiz decidiu acolher os pedidos contidos na petição inicial, julgando procedente a representação. Norberto Rabelo Araújo foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 e à retirada imediata das postagens divulgadas. Ficou determinado ainda que se abstenha de divulgar pesquisas não registradas, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00.

Outro lado

O ex-prefeito não foi localizado para comentar a decisão da justiça. O espaço segue aberto para maiores esclarecimentos.

Fonte: R10

15 de abr. de 2024

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13 de abr. de 2024

Deflagrada a Operação Forasteiro II e 5 pessoas são presas em Luis Correia

 

Na manhã deste sábado (13). A polícia civil deflagrou na cidade de Luis correia  a Operação Forasteiro II, o alvo da Operação foi o combate  ao tráfico de drogas.


Durante a operação 5 pessoas foram presas, e já estão a disposição  da. Justiça com eles foram encontrados com os suspeitos:  2 armas de fogo sendo uma pistola 0.40 e um revólver calibre 38', produtos análogos a maconha e crack além de balança de precisão e dinheiro trocado que caracteriza tráfico de drogas.




A ação se deu através da polícia civil com o apoio da polícia  militar do Piauí / comando de polícia Litoral meio norte / 24° BPM Batalhão Atalaia Luis Correia -PI. 

CLIMATIC REFRIGERAÇÃO AUTOMOTIVA EM PARNAÍBA

 


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12 de abr. de 2024

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA OFICINA DE CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou através do Programa Criança Feliz, a Oficina de Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, que iniciou no dia (04) e conclui se nesta quinta-feira 11 de abril, com uma programação muito especial e enriquecedora à Primeira Infância.

Os brinquedos são utilizados pelas visitadoras durante as visitas domiciliares realizadas no município, visando o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais.

Nesta quinta-feira (11), as visitadoras concluíram a oficina e assistiram à explanação sobre a “A importância do Brinquedo e do Brincar”, coordenada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Rosimar Alves. 

De acordo com a supervisora do Programa Criança Feliz, Jackeline Candeira, o momento foi de aprendizado e interação da equipe. “Esse momento é de integração da equipe e de socialização de conhecimentos. Os brinquedos foram produzidos por visitadoras que têm habilidades manuais. Assim, valorizamos os saberes múltiplos dos profissionais e unificamos a proposta de intervenção com os usuários nos territórios. Somos gratos a nossa equipe pelos trabalhos desenvolvidos nos territórios e todo apoio da prefeitura municipal e da Secretaria de Assistência Social”, afirmou.

“Nosso objetivo é proporcionar para as famílias atendidas que o custo para produzir os brinquedos é quase zero, além do material ser lúdico e pedagógico, garantindo o interesse e, consequentemente, o desenvolvimento dos atendidos”, destacou a Secretária de Assistência Social, Rosimar Alves.

FONTE: SECOM - PMBPP