3 de set. de 2025

HEDA realiza primeira inserção de DIU na Central de Diagnóstico de Parnaíba

 

O procedimento de inserção de DIU gratuitamente pelo HEDA é um método seguro e eficaz para as mulheres que buscam saúde reprodutiva e autonomia nas decisões


O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realizou a primeira inserção de dispositivo intrauterino (DIU). O procedimento foi realizado em uma usuária de 20 anos, que avaliou a experiência como positiva. “Procurei esse método contraceptivo para prevenção e achei o procedimento bastante seguro e rápido”, afirmou a paciente.


A iniciativa integra a estratégia de ampliação dos serviços do HEDA, com foco no planejamento familiar e na promoção da saúde reprodutiva, garantindo às mulheres o direito de escolher métodos contraceptivos seguros e eficazes.


“A inserção do DIU, disponibilizado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), representa um avanço importante para a saúde das mulheres”, destaca a Dra. Thainá Santos, médica ginecologista e responsável pelo procedimento. “É um método seguro, eficaz e que assegura autonomia para as pacientes em suas decisões reprodutivas”, acrescenta.


A ampliação dos serviços reflete o compromisso do hospital, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com um atendimento integral, segundo afirma o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.


“Estamos indo além da urgência e emergência, oferecendo procedimentos que contribuem para a qualidade de vida da população. Essa iniciativa demonstra nosso foco em um atendimento humanizado e alinhado aos protocolos de segurança”, pontua.


As interessadas em realizar o procedimento devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para iniciar o processo, que será concluído na Central de Diagnóstico de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário