25 de jun. de 2026

Em clima de Copa, sósias da Seleção Brasileira surpreendem crianças e equipe médica no Hospital Infantil

Os corredores do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) ganharam cores e uma energia contagiante na manhã desta quinta-feira (25). Em um verdadeiro clima de Copa do Mundo, os sósias dos craques Pedro, Gabigol, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior chegaram de surpresa para uma visita especial às crianças internadas e em atendimento no ambulatório da unidade de saúde. A ação, que transformou a rotina hospitalar em uma grande festa do futebol, foi articulada pelo deputado estadual Dr. Vinícius (PT), ex-diretor do HILP, e organizada em parceria com o Serviço Social do próprio hospital.

Os sósias tiraram fotos, distribuíram autógrafos e levaram leveza para o ambiente. A descontração não contagiou apenas os pequenos pacientes e seus acompanhantes, mas também alegrou intensamente a equipe multiprofissional do hospital, que aproveitou o momento de descontração para renovar as energias na rotina intensa de cuidados.



Ana Beatriz, mãe do paciente Antônio Murilo, comemora a ação. “Eu gostei de ver os jogadores. Eles deixaram as crianças todas alegres, felizes! Todos nós vibramos. Nós queremos eles de novo no hospital, porque as crianças esqueceram por alguns minutos que estava em tratamento e só queriam brincar com eles. Foi uma surpresa que fez a gente esquecer a dor”, destaca.


A diretora-geral do HILP, Leiva Moura, destaca o impacto positivo da iniciativa e fez um agradecimento especial ao parlamentar por manter o vínculo e o carinho com a instituição. "Uma ação como esta renova as forças de todos nós. O clima de Copa tomou conta do hospital e ver o sorriso dessas crianças não tem preço. Quero agradecer ao deputado Dr. Vinicius, que conhece de perto a nossa realidade por ter sido diretor aqui, e que continua nos apoiando e articulando momentos tão ricos de humanização. Essa parceria com o nosso Serviço Social foi um golaço", afirma a diretora.



Idealizador da visita, Dr. Vinicius ressaltou a importância de enxergar o paciente além do prontuário médico, priorizando a saúde mental e o acolhimento durante a internação. “Sabemos que o ambiente hospitalar, por mais acolhedor que seja, impõe uma rotina pesada e cheia de ansiedade para as crianças e suas famílias. Trazer os sósias dos jogadores do Brasil para o hospital é uma forma de quebrar essa atmosfera de dor e substituí-la por uma atmosfera de sonho, futebol e alegria. O tratamento de uma criança vai muito além dos remédios e procedimentos técnicos, passa pelo acolhimento emocional. Ver o brilho nos olhos de cada paciente hoje reafirma que o nosso papel é cuidar do bem-estar integral das pessoas”, declara o deputado.


Para os artistas que dão vida aos personagens dos campos, a visita também deixou marcas profundas. O sósia do atacante Gabigol se emocionou ao relatar a recepção que tiveram nas alas do hospital. “Pra gente é uma emoção que não dá pra explicar. A gente entra aqui achando que vai apenas brincar, mas sai transformado. Ver uma criança sorrindo num momento difícil é algo que fica pra vida inteira. Hoje não foi sobre parecer jogador, foi sobre ser ponte de alegria”, conclui o artista.

Médicos do HEDA participam de capacitação para diagnóstico de morte encefálica, em Teresina

 


A capacitação para diagnóstico de morte encefálica amplia a qualificação do corpo clínico e eleva para 75% o número de médicos habilitados em setores críticos do HEDA



 Profissionais médicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, participaram do XII Curso de Capacitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica, realizado nos dias 19 e 20 de junho, em Teresina.


Com a participação dos profissionais no curso de capacitação, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes, sob coordenação do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), o HEDA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), alcança um importante avanço na qualificação de seu corpo clínico.



“A capacitação contínua das equipes é fundamental para garantir uma assistência qualificada, baseada em protocolos seguros e atualizados”, destaca o Dr. Tom Ravelly, diretor técnico adjunto. “O investimento na formação dos profissionais demonstra o compromisso do HEDA com a melhoria contínua dos processos e com a oferta de um atendimento humanizado e resolutivo à população”, complementa.


Atualmente, 75% dos médicos que atuam em setores críticos da unidade, como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Acidente Vascular Cerebral e Infarto Agudo do Miocárdio (AVC/IAM), já possuem habilitação para a realização do diagnóstico de morte encefálica.


O curso foi direcionado aos médicos intensivistas, emergencistas e profissionais que atuam na assistência a pacientes neurocríticos, preparando os profissionais para conduzir corretamente todas as etapas do diagnóstico de morte encefálica, em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a legislação vigente.


*Fortalecimento da rede estadual de transplantes*


Para a enfermeira Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEDA, o resultado representa um ganho significativo para a assistência prestada aos pacientes.


“Esse avanço contribui para a agilização dos processos assistenciais, reduzindo o tempo para abertura dos protocolos e proporcionando maior eficiência na condução dos casos elegíveis. A ampliação do número de profissionais habilitados fortalece o fluxo assistencial da unidade, promovendo maior resolutividade e assegurando um atendimento cada vez mais ágil, seguro e de qualidade aos nossos pacientes e familiares”, ressalta.


Além de qualificar a assistência hospitalar, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a educação permanente e a excelência dos serviços prestados, além de fortalecer a rede estadual de transplantes e ampliar as oportunidades para a doação de órgãos, um gesto de solidariedade capaz de transformar e salvar vidas.

24 de jun. de 2026

CER IV entrega aparelhos auditivos e devolve autonomia e qualidade de vida a pacientes com perda auditiva

Ao todo, 30 pacientes do CER IV de Parnaíba receberam os novos aparelhos auditivos, recuperando a dignidade e a conexão com os familiares e o dia a dia


A emoção tomou conta de Maria da Paixão Souza Rocha, que, aos 70 anos, voltou a ouvir sons que haviam se tornado apenas lembranças. Ela é um dos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), em Parnaíba, a receber aparelhos auditivos.


Devolver a capacidade de ouvir representa muito mais do que um ganho funcional. Somente nesta etapa, o CER IV, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou a entrega de 30 aparelhos auditivos, proporcionando mais autonomia, inclusão social e qualidade de vida aos usuários atendidos pelo serviço.


“Quando uma pessoa volta a escutar a voz dos filhos, dos netos, consegue participar das conversas e retomar atividades simples do cotidiano, estamos promovendo dignidade, autonomia e inclusão. Esse é o nosso compromisso: cuidar das pessoas de forma integral e humanizada”, afirma Paulo Rangel, diretor do CER IV.



Por muitos anos, Maria conviveu com a perda auditiva e enfrentou dificuldades para acompanhar conversas, compreender os familiares e participar plenamente dos momentos do dia a dia. Antes de receber o dispositivo, ela passou por uma série de avaliações e exames especializados que permitiram identificar suas reais necessidades auditivas.


A história de superação é compartilhada por Bernardo Oliveira, de 74 anos, morador da localidade Baixa do Longá, em Buriti dos Lopes. Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele também passou a conviver com dificuldades auditivas que impactaram diretamente sua comunicação e qualidade de vida.


Bernardo conta que, por não conseguir ouvir bem, muitas vezes foi alvo de brincadeiras e comentários em tom de deboche. Situações que, apesar de enfrentadas com serenidade, acabavam causando desconforto e reforçando o sentimento de isolamento. Agora, com o novo aparelho auditivo, diz preferir encarar a situação com bom humor.


“Agora sou eu que vou tirar onda com eles. Esse aparelho é moderno demais, quase ninguém percebe que estou usando”, brincou Bernardo, feliz por recuperar a capacidade de ouvir e voltar a participar das conversas com mais segurança e autonomia.

*Do encaminhamento à adaptação, cuidado em cada etapa*


O acesso ao serviço de saúde auditiva do CER IV começa ainda na Atenção Primária. O paciente é encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, ao chegar ao centro especializado, inicia um percurso de avaliação conduzido por uma equipe multiprofissional.


A fonoaudióloga Iarly Castro explica que a primeira etapa consiste na consulta com o médico otorrinolaringologista, responsável por avaliar as condições do ouvido e identificar possíveis obstruções por cerume, processos infecciosos ou outras alterações que possam interferir na audição.


Em seguida, o paciente é encaminhado para a avaliação audiológica, que pode incluir exames como a audiometria ou o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (BERA), conforme a necessidade de cada caso.


“Essas avaliações permitem identificar o tipo e o grau da perda auditiva, além de mensurar os impactos que pode causar na comunicação e na qualidade de vida do paciente. Também realizamos a pré-moldagem das orelhas, etapa importante para a confecção dos moldes que serão acoplados aos aparelhos auditivos quando houver indicação”, explica.


Com a chegada das próteses auditivas, os usuários retornam ao CER IV para a fase de adaptação. Nesse momento, a fonoaudióloga realiza a programação dos aparelhos, orienta sobre o uso correto, os cuidados necessários e agenda um retorno após aproximadamente 15 dias de utilização para avaliar o desempenho, esclarecer dúvidas e realizar ajustes, caso sejam necessários.


“Tudo é feito com muito cuidado e carinho, desde a avaliação audiológica até o momento da entrega do aparelho. Nosso objetivo é garantir que cada paciente tenha acesso ao recurso mais adequado para favorecer sua comunicação e participação social”, conclui Iarly.

23 de jun. de 2026

Cajueiro da Praia vive contagem regressiva para o 23º Festival de Quadrilhas

 


Com a chegada do mês de junho, cresce a expectativa em Cajueiro da Praia para a realização da 23ª edição do Festival de Quadrilhas, um dos eventos juninos mais tradicionais do litoral piauiense. Nos dias 27 e 28 de junho, a cidade deve receber milhares de visitantes e turistas em uma grande celebração da cultura nordestina, movimentando a economia local.


Reconhecido por preservar as tradições juninas e proporcionar momentos de lazer para moradores e turistas, o festival consolidou-se como uma importante vitrine cultural do município. A expectativa é de alta ocupação na rede de hospedagem, aumento da demanda por bares, restaurantes, passeios turísticos e fortalecimento do comércio durante os dois dias de programação.


Além das apresentações das quadrilhas juninas e das manifestações culturais que mantêm viva a identidade nordestina, o público contará com uma programação musical diversificada, reunindo artistas como Tony Salles, Kadu Martins, Romim Mahta, Andrezinho, Lorim Vaqueiro e Cauã Playboy.


Para o prefeito Felipe Ribeiro, o Festival de Quadrilhas representa muito mais do que entretenimento. O evento simboliza o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, o incentivo ao turismo e a geração de oportunidades para a população.


“Estamos com uma grande expectativa para mais uma edição do nosso Festival de Quadrilhas. É um evento que já faz parte da identidade cultural de Cajueiro da Praia e que cresce a cada ano, atraindo visitantes de várias regiões, fortalecendo nossa economia e levando o nome do município para todo o Piauí e estados vizinhos. Trabalhamos com dedicação para oferecer uma festa organizada, segura e acolhedora, valorizando nossas tradições e impulsionando o desenvolvimento local”, destacou o prefeito Felipe Ribeiro.


A 23ª edição do Festival de Quadrilhas reforça o protagonismo de Cajueiro da Praia no calendário cultural do Piauí, consolidando o município como destino de grandes eventos e fortalecendo a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Prefeito Felipe Ribeiro anuncia concurso com 71 vagas e salários de até R$ 3,4 mil em Cajueiro da Praia

 


A Prefeitura de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, está com inscrições abertas para concurso público destinado ao preenchimento de 71 vagas efetivas em diversas áreas da administração municipal, além da formação de cadastro reserva.


O certame é organizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa, Avaliação e Seleção de Pessoal (INBRASP), e as inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora até o dia 17 de julho.


A maior parte das oportunidades é destinada à área da educação, com 57 vagas para professores de diferentes disciplinas e etapas de ensino. Para esses cargos, a remuneração inicial é de R$ 3.414,44, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.


Também há vagas para Guarda Civil Municipal, destinadas a candidatos com ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, além de oportunidades para Agente Comunitário de Saúde, que atuará nas unidades básicas do município.


Segundo o prefeito Felipe Ribeiro, a realização do concurso representa um importante investimento na valorização do serviço público e na melhoria do atendimento à população.  “Estamos fortalecendo nossa gestão com profissionais qualificados, garantindo mais eficiência nos serviços públicos e novas oportunidades para a nossa população”, destacou o prefeito.


As provas objetivas estão previstas para o dia 1º de novembro de 2026. Alguns cargos contarão ainda com etapas complementares, como teste de aptidão física, investigação social e prova de títulos.


O edital completo, o cronograma do certame e o formulário de inscrição estão disponíveis no portal do INBRASP, no endereço: https://inbrasp.org/index.php?acao=ver&id=718&menu=concursos&utm_source=chatgpt.com

22 de jun. de 2026

Deputado Rubens Vieira acompanha obras, dialoga com comunidades e prestigia agenda cultural no Norte do Piauí

 


O deputado estadual Rubens Vieira cumpriu uma intensa agenda de atividades durante o fim de semana onde, no município de Joaquim Pires, o parlamentar realizou visitas técnicas às obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas na cidade, acompanhando de perto o andamento dos serviços que vão garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores.



Ainda em Joaquim Pires, Rubens Vieira esteve na obra de requalificação urbanística e paisagística da Orla da Lagoa do Cajueiro, um importante projeto que promete transformar o espaço em um novo cartão-postal do município, incentivando o turismo, o lazer e a convivência social. Durante a visita, o deputado destacou a importância dos investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a economia local.


Já em Parnaíba, Rubens Vieira participou de uma série de encontros com lideranças comunitárias e moradores de diferentes bairros da cidade. A agenda teve início no Assentamento Lagoa do Prado, onde o parlamentar se reuniu com moradores ao lado do líder comunitário professor Alcione, ouvindo demandas e discutindo ações voltadas para a melhoria das condições de vida da comunidade.


Na sequência, o deputado esteve no bairro São José, participando de um encontro com os líderes Christiane Araújo e Jô Lima, além de diversos moradores e apoiadores. O momento foi marcado pelo diálogo sobre as principais necessidades da região e pela apresentação de propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas à população.


Encerrando a agenda em Parnaíba, o deputado visitou o bairro Piauí, onde foi recebido pela liderança Ana Paula e por amigos da comunidade. Durante a reunião, o parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para levar investimentos, obras e oportunidades para os bairros da cidade. Rubens ainda concedeu entrevistas para vários veículos de comunicação do litoral e marcou presença no Beira Rio, onde assistiu o jogo da seleção brasileira com o prefeito Francisco Emanuel e a população parnaibana.


A programação teve continuidade no domingo (21), quando Rubens Vieira esteve nos municípios de Cocal dos Alves e Piripiri. Em Cocal dos Alves, o parlamentar participou do novenário dos festejos de São João Batista, realizado na Igreja Matriz do município, momento de fé e tradição que reúne a comunidade local e visitantes da região.


Ainda na cidade, Rubens Vieira prestigiou o Festeja CDA 2026, evento que integra a programação cultural dos festejos e contou com o show católico da cantora Aline Brasil, reunindo centenas de fiéis e fortalecendo as manifestações religiosas e culturais do município.


Já em Piripiri, o deputado participou de encontros com amigos e lideranças locais, fortalecendo o diálogo com a população e ouvindo demandas importantes para o desenvolvimento da região.

“Nosso mandato é construído ouvindo as pessoas, acompanhando as obras e participando da vida das comunidades. Cada encontro é uma oportunidade de conhecer de perto as necessidades da população e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento dos municípios”, destacou Rubens Vieira.


As atividades reforçam a atuação municipalista do parlamentar, que tem intensificado sua presença nas diversas regiões do estado, acompanhando investimentos, dialogando com lideranças e trabalhando para viabilizar mais ações e melhorias para a população piauiense.

20 de jun. de 2026

Polícia Civil do Piauí cumpre 104 mandados na Operação Cerco das Águas no litoral do Piaui

 


A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Cerco das Águas para desarticular a atuação de uma facção criminosa  no litoral do estado, com foco nos bairros Ilha Grande e Carandiru, em Parnaíba. A investigação começou em 2024 após a apreensão de um celular pela Polícia Militar, que revelou um grupo vinculado à facção e levou à identificação de uma rede de apoio comandada por um indivíduo conhecido como “Seu Léo”, apontado como liderança regional do PCC e com mandados de prisão em aberto.



Foram cumpridos 104 mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí, além de Chaval, no Ceará, Avelino Lopes e Teresina, e em um alvo no Tocantins. A operação permitiu mapear integrantes e pessoas cooptadas pela organização criminosa, inclusive com passagem pelo sistema prisional, na operação foram apreendidos uma arma e uma quantidade de drogas. 




A ação contou com integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Penal, com apoio de inteligência. A Polícia Militar utilizou aeronave nas diligências e a Secretaria de Segurança disponibilizou ônibus para o transporte dos presos. A Operação Cerco das Águas representa mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado no litoral piauiense.