23 de jun. de 2026

Cajueiro da Praia vive contagem regressiva para o 23º Festival de Quadrilhas

 


Com a chegada do mês de junho, cresce a expectativa em Cajueiro da Praia para a realização da 23ª edição do Festival de Quadrilhas, um dos eventos juninos mais tradicionais do litoral piauiense. Nos dias 27 e 28 de junho, a cidade deve receber milhares de visitantes e turistas em uma grande celebração da cultura nordestina, movimentando a economia local.


Reconhecido por preservar as tradições juninas e proporcionar momentos de lazer para moradores e turistas, o festival consolidou-se como uma importante vitrine cultural do município. A expectativa é de alta ocupação na rede de hospedagem, aumento da demanda por bares, restaurantes, passeios turísticos e fortalecimento do comércio durante os dois dias de programação.


Além das apresentações das quadrilhas juninas e das manifestações culturais que mantêm viva a identidade nordestina, o público contará com uma programação musical diversificada, reunindo artistas como Tony Salles, Kadu Martins, Romim Mahta, Andrezinho, Lorim Vaqueiro e Cauã Playboy.


Para o prefeito Felipe Ribeiro, o Festival de Quadrilhas representa muito mais do que entretenimento. O evento simboliza o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, o incentivo ao turismo e a geração de oportunidades para a população.


“Estamos com uma grande expectativa para mais uma edição do nosso Festival de Quadrilhas. É um evento que já faz parte da identidade cultural de Cajueiro da Praia e que cresce a cada ano, atraindo visitantes de várias regiões, fortalecendo nossa economia e levando o nome do município para todo o Piauí e estados vizinhos. Trabalhamos com dedicação para oferecer uma festa organizada, segura e acolhedora, valorizando nossas tradições e impulsionando o desenvolvimento local”, destacou o prefeito Felipe Ribeiro.


A 23ª edição do Festival de Quadrilhas reforça o protagonismo de Cajueiro da Praia no calendário cultural do Piauí, consolidando o município como destino de grandes eventos e fortalecendo a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Prefeito Felipe Ribeiro anuncia concurso com 71 vagas e salários de até R$ 3,4 mil em Cajueiro da Praia

 


A Prefeitura de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, está com inscrições abertas para concurso público destinado ao preenchimento de 71 vagas efetivas em diversas áreas da administração municipal, além da formação de cadastro reserva.


O certame é organizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa, Avaliação e Seleção de Pessoal (INBRASP), e as inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora até o dia 17 de julho.


A maior parte das oportunidades é destinada à área da educação, com 57 vagas para professores de diferentes disciplinas e etapas de ensino. Para esses cargos, a remuneração inicial é de R$ 3.414,44, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.


Também há vagas para Guarda Civil Municipal, destinadas a candidatos com ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, além de oportunidades para Agente Comunitário de Saúde, que atuará nas unidades básicas do município.


Segundo o prefeito Felipe Ribeiro, a realização do concurso representa um importante investimento na valorização do serviço público e na melhoria do atendimento à população.  “Estamos fortalecendo nossa gestão com profissionais qualificados, garantindo mais eficiência nos serviços públicos e novas oportunidades para a nossa população”, destacou o prefeito.


As provas objetivas estão previstas para o dia 1º de novembro de 2026. Alguns cargos contarão ainda com etapas complementares, como teste de aptidão física, investigação social e prova de títulos.


O edital completo, o cronograma do certame e o formulário de inscrição estão disponíveis no portal do INBRASP, no endereço: https://inbrasp.org/index.php?acao=ver&id=718&menu=concursos&utm_source=chatgpt.com

22 de jun. de 2026

Deputado Rubens Vieira acompanha obras, dialoga com comunidades e prestigia agenda cultural no Norte do Piauí

 


O deputado estadual Rubens Vieira cumpriu uma intensa agenda de atividades durante o fim de semana onde, no município de Joaquim Pires, o parlamentar realizou visitas técnicas às obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas na cidade, acompanhando de perto o andamento dos serviços que vão garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores.



Ainda em Joaquim Pires, Rubens Vieira esteve na obra de requalificação urbanística e paisagística da Orla da Lagoa do Cajueiro, um importante projeto que promete transformar o espaço em um novo cartão-postal do município, incentivando o turismo, o lazer e a convivência social. Durante a visita, o deputado destacou a importância dos investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a economia local.


Já em Parnaíba, Rubens Vieira participou de uma série de encontros com lideranças comunitárias e moradores de diferentes bairros da cidade. A agenda teve início no Assentamento Lagoa do Prado, onde o parlamentar se reuniu com moradores ao lado do líder comunitário professor Alcione, ouvindo demandas e discutindo ações voltadas para a melhoria das condições de vida da comunidade.


Na sequência, o deputado esteve no bairro São José, participando de um encontro com os líderes Christiane Araújo e Jô Lima, além de diversos moradores e apoiadores. O momento foi marcado pelo diálogo sobre as principais necessidades da região e pela apresentação de propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas à população.


Encerrando a agenda em Parnaíba, o deputado visitou o bairro Piauí, onde foi recebido pela liderança Ana Paula e por amigos da comunidade. Durante a reunião, o parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para levar investimentos, obras e oportunidades para os bairros da cidade. Rubens ainda concedeu entrevistas para vários veículos de comunicação do litoral e marcou presença no Beira Rio, onde assistiu o jogo da seleção brasileira com o prefeito Francisco Emanuel e a população parnaibana.


A programação teve continuidade no domingo (21), quando Rubens Vieira esteve nos municípios de Cocal dos Alves e Piripiri. Em Cocal dos Alves, o parlamentar participou do novenário dos festejos de São João Batista, realizado na Igreja Matriz do município, momento de fé e tradição que reúne a comunidade local e visitantes da região.


Ainda na cidade, Rubens Vieira prestigiou o Festeja CDA 2026, evento que integra a programação cultural dos festejos e contou com o show católico da cantora Aline Brasil, reunindo centenas de fiéis e fortalecendo as manifestações religiosas e culturais do município.


Já em Piripiri, o deputado participou de encontros com amigos e lideranças locais, fortalecendo o diálogo com a população e ouvindo demandas importantes para o desenvolvimento da região.

“Nosso mandato é construído ouvindo as pessoas, acompanhando as obras e participando da vida das comunidades. Cada encontro é uma oportunidade de conhecer de perto as necessidades da população e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento dos municípios”, destacou Rubens Vieira.


As atividades reforçam a atuação municipalista do parlamentar, que tem intensificado sua presença nas diversas regiões do estado, acompanhando investimentos, dialogando com lideranças e trabalhando para viabilizar mais ações e melhorias para a população piauiense.

20 de jun. de 2026

Polícia Civil do Piauí cumpre 104 mandados na Operação Cerco das Águas no litoral do Piaui

 


A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Cerco das Águas para desarticular a atuação de uma facção criminosa  no litoral do estado, com foco nos bairros Ilha Grande e Carandiru, em Parnaíba. A investigação começou em 2024 após a apreensão de um celular pela Polícia Militar, que revelou um grupo vinculado à facção e levou à identificação de uma rede de apoio comandada por um indivíduo conhecido como “Seu Léo”, apontado como liderança regional do PCC e com mandados de prisão em aberto.



Foram cumpridos 104 mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí, além de Chaval, no Ceará, Avelino Lopes e Teresina, e em um alvo no Tocantins. A operação permitiu mapear integrantes e pessoas cooptadas pela organização criminosa, inclusive com passagem pelo sistema prisional, na operação foram apreendidos uma arma e uma quantidade de drogas. 




A ação contou com integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Penal, com apoio de inteligência. A Polícia Militar utilizou aeronave nas diligências e a Secretaria de Segurança disponibilizou ônibus para o transporte dos presos. A Operação Cerco das Águas representa mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado no litoral piauiense.

19 de jun. de 2026

Central de Diagnóstico de Parnaíba realiza encontro de alinhamento com reguladores da Planície Litorânea e Cocais

 


Além de promover troca de experiências entre reguladores, a iniciativa busca otimizar o fluxo de agendamento de exames e fortalecer a integração entre os municípios e a Central


Para manter o diálogo permanente e qualificar a assistência prestada, a Central de Diagnóstico de Parnaíba promoveu um encontro de alinhamento com os profissionais responsáveis pela regulação e marcação de exames dos municípios das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais.


A iniciativa teve como objetivo fortalecer a comunicação entre os municípios e a unidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), além de aperfeiçoar os fluxos de agendamento e ampliar a resolutividade dos serviços ofertados à população.



“Esse momento é fundamental para estreitarmos a comunicação com os municípios, ouvirmos suas demandas, esclarecermos dúvidas e alinharmos estratégias que tornem o acesso aos exames cada vez mais ágil e organizado”, pontua Yasmin Soares, gerente da Central de Diagnóstico de Parnaíba. “Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada para oferecer um atendimento humanizado, eficiente e resolutivo à população que depende dos serviços da central de diagnóstico”, afirma.


Durante a reunião, foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios, além de assuntos relacionados aos procedimentos de marcação de exames e à oferta e disponibilidade dos serviços. O encontro também possibilitou a construção conjunta de estratégias para otimizar processos e garantir maior eficiência no acesso aos exames especializados.


Atualmente, a Central de Diagnóstico disponibiliza exames de raio-X, ultrassonografia, mamografia e análises laboratoriais, além de consultas com especialistas e atendimentos por meio do programa Piauí Saúde Digital, que conta com 10 especialidades médicas.


*Atendimento mais qualificado e resolutivo*


Para Fatinha Lustosa, reguladora do município de São José do Divino, o encontro representou um importante espaço de diálogo e construção conjunta entre os municípios e a Central de Diagnóstico de Parnaíba.


“Com toda certeza, o diálogo sempre será o caminho para o acerto. Este encontro foi uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas, conhecer melhor a oferta dos serviços disponíveis e aprimorar os processos de regulação. Sou assistente social de formação e acredito que momentos como este fortalecem a comunicação entre os municípios e os serviços de saúde, contribuindo para um atendimento mais qualificado e resolutivo para a população”, destaca.


A reguladora ressalta ainda que a iniciativa possibilitou maior compreensão sobre os fluxos assistenciais e a disponibilidade dos serviços ofertados pela Central de Diagnóstico, favorecendo um processo de regulação mais eficiente e alinhado às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


A Central de Diagnóstico de Parnaíba está localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Todos os atendimentos realizados são públicos e gratuitos, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 18 horas, exceto feriados.

18 de jun. de 2026

Prefeito Felipe Ribeiro cumpre agenda institucional em Brasília em busca de investimentos para Cajueiro da Praia

 


O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, cumpre agenda institucional em Brasília participando do Programa de Formação para Lideranças em Capacidades Estatais Locais – Planície Litorânea do Piauí 2026, além de realizar reuniões estratégicas voltadas ao desenvolvimento do município.


Durante a programação, o gestor esteve reunido no gabinete do deputado federal Flávio Nogueira, ocasião em que foram discutidas a viabilidade de novos projetos e a captação de investimentos destinados à ampliação da infraestrutura de Cajueiro da Praia. O encontro reforçou a articulação institucional em favor de iniciativas capazes de impulsionar o crescimento do município e proporcionar mais qualidade de vida à população.


A agenda também contou com uma importante reunião com Carolina Gabas, secretária do Patrimônio da União no Piauí, para tratar da regularização fundiária de Cajueiro da Praia. A pauta é considerada estratégica por promover maior segurança jurídica, estimular o desenvolvimento urbano ordenado e ampliar oportunidades para os moradores.


“Seguimos trabalhando com compromisso, planejamento e articulação institucional para construir um futuro com mais dignidade, crescimento e qualidade de vida para todos os cajueirenses”, destacou o prefeito.


Ainda em Brasília, Felipe Ribeiro participou das atividades do Programa de Formação para Lideranças em Capacidades Estatais Locais ao lado do secretário municipal Daniel Soares e do consultor imobiliário Dr. Leonardo Macedo, em mais um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da gestão pública.

17 de jun. de 2026

Rubens Vieira é o 2º mais lembrado em pesquisa para deputado estadual em Parnaíba

 


O deputado estadual Rubens Vieira segue consolidando sua presença política no município de Parnaíba. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, em parceria com o Sistema Costa Norte de Comunicação, mostra o parlamentar entre os nomes mais lembrados pela população na disputa para deputado estadual nas eleições de 2026.


De acordo com o levantamento, Rubens Vieira aparece na segunda colocação entre os candidatos citados espontaneamente pelos entrevistados, alcançando 3% das intenções de voto. O resultado reforça o crescimento da atuação do parlamentar na região norte do estado e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do mandato.


Nos últimos anos, Rubens Vieira tem mantido uma agenda constante em Parnaíba e nos municípios da Planície Litorânea, acompanhando obras, articulando investimentos e defendendo projetos voltados para áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e desenvolvimento regional.


O parlamentar destaca que o resultado da pesquisa é reflexo da proximidade construída com a população e do compromisso assumido com as demandas da região.


“Recebo esse resultado com muita gratidão e responsabilidade. Nosso trabalho tem sido pautado pelo diálogo, pela presença constante nos municípios e pela busca de melhorias concretas para a vida das pessoas. Seguiremos trabalhando ainda mais para honrar a confiança da população”, afirmou Rubens Vieira.


A pesquisa também evidencia que o cenário eleitoral permanece aberto, com um elevado percentual de entrevistados que ainda não definiram seu voto. Segundo o levantamento, 81,33% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não opinar.


O estudo foi realizado entre os dias 4 e 7 de junho de 2026, ouvindo 300 eleitores de Parnaíba. A margem de erro é de 5,54 pontos percentuais para mais ou para menos, com registro na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.