22 de jun. de 2026

Deputado Rubens Vieira acompanha obras, dialoga com comunidades e prestigia agenda cultural no Norte do Piauí

 


O deputado estadual Rubens Vieira cumpriu uma intensa agenda de atividades durante o fim de semana onde, no município de Joaquim Pires, o parlamentar realizou visitas técnicas às obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas na cidade, acompanhando de perto o andamento dos serviços que vão garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores.



Ainda em Joaquim Pires, Rubens Vieira esteve na obra de requalificação urbanística e paisagística da Orla da Lagoa do Cajueiro, um importante projeto que promete transformar o espaço em um novo cartão-postal do município, incentivando o turismo, o lazer e a convivência social. Durante a visita, o deputado destacou a importância dos investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a economia local.


Já em Parnaíba, Rubens Vieira participou de uma série de encontros com lideranças comunitárias e moradores de diferentes bairros da cidade. A agenda teve início no Assentamento Lagoa do Prado, onde o parlamentar se reuniu com moradores ao lado do líder comunitário professor Alcione, ouvindo demandas e discutindo ações voltadas para a melhoria das condições de vida da comunidade.


Na sequência, o deputado esteve no bairro São José, participando de um encontro com os líderes Christiane Araújo e Jô Lima, além de diversos moradores e apoiadores. O momento foi marcado pelo diálogo sobre as principais necessidades da região e pela apresentação de propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas à população.


Encerrando a agenda em Parnaíba, o deputado visitou o bairro Piauí, onde foi recebido pela liderança Ana Paula e por amigos da comunidade. Durante a reunião, o parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para levar investimentos, obras e oportunidades para os bairros da cidade. Rubens ainda concedeu entrevistas para vários veículos de comunicação do litoral e marcou presença no Beira Rio, onde assistiu o jogo da seleção brasileira com o prefeito Francisco Emanuel e a população parnaibana.


A programação teve continuidade no domingo (21), quando Rubens Vieira esteve nos municípios de Cocal dos Alves e Piripiri. Em Cocal dos Alves, o parlamentar participou do novenário dos festejos de São João Batista, realizado na Igreja Matriz do município, momento de fé e tradição que reúne a comunidade local e visitantes da região.


Ainda na cidade, Rubens Vieira prestigiou o Festeja CDA 2026, evento que integra a programação cultural dos festejos e contou com o show católico da cantora Aline Brasil, reunindo centenas de fiéis e fortalecendo as manifestações religiosas e culturais do município.


Já em Piripiri, o deputado participou de encontros com amigos e lideranças locais, fortalecendo o diálogo com a população e ouvindo demandas importantes para o desenvolvimento da região.

“Nosso mandato é construído ouvindo as pessoas, acompanhando as obras e participando da vida das comunidades. Cada encontro é uma oportunidade de conhecer de perto as necessidades da população e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento dos municípios”, destacou Rubens Vieira.


As atividades reforçam a atuação municipalista do parlamentar, que tem intensificado sua presença nas diversas regiões do estado, acompanhando investimentos, dialogando com lideranças e trabalhando para viabilizar mais ações e melhorias para a população piauiense.

20 de jun. de 2026

Polícia Civil do Piauí cumpre 104 mandados na Operação Cerco das Águas no litoral do Piaui

 


A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Cerco das Águas para desarticular a atuação de uma facção criminosa  no litoral do estado, com foco nos bairros Ilha Grande e Carandiru, em Parnaíba. A investigação começou em 2024 após a apreensão de um celular pela Polícia Militar, que revelou um grupo vinculado à facção e levou à identificação de uma rede de apoio comandada por um indivíduo conhecido como “Seu Léo”, apontado como liderança regional do PCC e com mandados de prisão em aberto.



Foram cumpridos 104 mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí, além de Chaval, no Ceará, Avelino Lopes e Teresina, e em um alvo no Tocantins. A operação permitiu mapear integrantes e pessoas cooptadas pela organização criminosa, inclusive com passagem pelo sistema prisional, na operação foram apreendidos uma arma e uma quantidade de drogas. 




A ação contou com integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Penal, com apoio de inteligência. A Polícia Militar utilizou aeronave nas diligências e a Secretaria de Segurança disponibilizou ônibus para o transporte dos presos. A Operação Cerco das Águas representa mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado no litoral piauiense.

19 de jun. de 2026

Central de Diagnóstico de Parnaíba realiza encontro de alinhamento com reguladores da Planície Litorânea e Cocais

 


Além de promover troca de experiências entre reguladores, a iniciativa busca otimizar o fluxo de agendamento de exames e fortalecer a integração entre os municípios e a Central


Para manter o diálogo permanente e qualificar a assistência prestada, a Central de Diagnóstico de Parnaíba promoveu um encontro de alinhamento com os profissionais responsáveis pela regulação e marcação de exames dos municípios das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais.


A iniciativa teve como objetivo fortalecer a comunicação entre os municípios e a unidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), além de aperfeiçoar os fluxos de agendamento e ampliar a resolutividade dos serviços ofertados à população.



“Esse momento é fundamental para estreitarmos a comunicação com os municípios, ouvirmos suas demandas, esclarecermos dúvidas e alinharmos estratégias que tornem o acesso aos exames cada vez mais ágil e organizado”, pontua Yasmin Soares, gerente da Central de Diagnóstico de Parnaíba. “Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada para oferecer um atendimento humanizado, eficiente e resolutivo à população que depende dos serviços da central de diagnóstico”, afirma.


Durante a reunião, foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios, além de assuntos relacionados aos procedimentos de marcação de exames e à oferta e disponibilidade dos serviços. O encontro também possibilitou a construção conjunta de estratégias para otimizar processos e garantir maior eficiência no acesso aos exames especializados.


Atualmente, a Central de Diagnóstico disponibiliza exames de raio-X, ultrassonografia, mamografia e análises laboratoriais, além de consultas com especialistas e atendimentos por meio do programa Piauí Saúde Digital, que conta com 10 especialidades médicas.


*Atendimento mais qualificado e resolutivo*


Para Fatinha Lustosa, reguladora do município de São José do Divino, o encontro representou um importante espaço de diálogo e construção conjunta entre os municípios e a Central de Diagnóstico de Parnaíba.


“Com toda certeza, o diálogo sempre será o caminho para o acerto. Este encontro foi uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas, conhecer melhor a oferta dos serviços disponíveis e aprimorar os processos de regulação. Sou assistente social de formação e acredito que momentos como este fortalecem a comunicação entre os municípios e os serviços de saúde, contribuindo para um atendimento mais qualificado e resolutivo para a população”, destaca.


A reguladora ressalta ainda que a iniciativa possibilitou maior compreensão sobre os fluxos assistenciais e a disponibilidade dos serviços ofertados pela Central de Diagnóstico, favorecendo um processo de regulação mais eficiente e alinhado às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


A Central de Diagnóstico de Parnaíba está localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Todos os atendimentos realizados são públicos e gratuitos, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 18 horas, exceto feriados.

18 de jun. de 2026

Prefeito Felipe Ribeiro cumpre agenda institucional em Brasília em busca de investimentos para Cajueiro da Praia

 


O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, cumpre agenda institucional em Brasília participando do Programa de Formação para Lideranças em Capacidades Estatais Locais – Planície Litorânea do Piauí 2026, além de realizar reuniões estratégicas voltadas ao desenvolvimento do município.


Durante a programação, o gestor esteve reunido no gabinete do deputado federal Flávio Nogueira, ocasião em que foram discutidas a viabilidade de novos projetos e a captação de investimentos destinados à ampliação da infraestrutura de Cajueiro da Praia. O encontro reforçou a articulação institucional em favor de iniciativas capazes de impulsionar o crescimento do município e proporcionar mais qualidade de vida à população.


A agenda também contou com uma importante reunião com Carolina Gabas, secretária do Patrimônio da União no Piauí, para tratar da regularização fundiária de Cajueiro da Praia. A pauta é considerada estratégica por promover maior segurança jurídica, estimular o desenvolvimento urbano ordenado e ampliar oportunidades para os moradores.


“Seguimos trabalhando com compromisso, planejamento e articulação institucional para construir um futuro com mais dignidade, crescimento e qualidade de vida para todos os cajueirenses”, destacou o prefeito.


Ainda em Brasília, Felipe Ribeiro participou das atividades do Programa de Formação para Lideranças em Capacidades Estatais Locais ao lado do secretário municipal Daniel Soares e do consultor imobiliário Dr. Leonardo Macedo, em mais um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da gestão pública.

17 de jun. de 2026

Rubens Vieira é o 2º mais lembrado em pesquisa para deputado estadual em Parnaíba

 


O deputado estadual Rubens Vieira segue consolidando sua presença política no município de Parnaíba. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, em parceria com o Sistema Costa Norte de Comunicação, mostra o parlamentar entre os nomes mais lembrados pela população na disputa para deputado estadual nas eleições de 2026.


De acordo com o levantamento, Rubens Vieira aparece na segunda colocação entre os candidatos citados espontaneamente pelos entrevistados, alcançando 3% das intenções de voto. O resultado reforça o crescimento da atuação do parlamentar na região norte do estado e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do mandato.


Nos últimos anos, Rubens Vieira tem mantido uma agenda constante em Parnaíba e nos municípios da Planície Litorânea, acompanhando obras, articulando investimentos e defendendo projetos voltados para áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e desenvolvimento regional.


O parlamentar destaca que o resultado da pesquisa é reflexo da proximidade construída com a população e do compromisso assumido com as demandas da região.


“Recebo esse resultado com muita gratidão e responsabilidade. Nosso trabalho tem sido pautado pelo diálogo, pela presença constante nos municípios e pela busca de melhorias concretas para a vida das pessoas. Seguiremos trabalhando ainda mais para honrar a confiança da população”, afirmou Rubens Vieira.


A pesquisa também evidencia que o cenário eleitoral permanece aberto, com um elevado percentual de entrevistados que ainda não definiram seu voto. Segundo o levantamento, 81,33% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não opinar.


O estudo foi realizado entre os dias 4 e 7 de junho de 2026, ouvindo 300 eleitores de Parnaíba. A margem de erro é de 5,54 pontos percentuais para mais ou para menos, com registro na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.

Centro de Reabilitação do HEDA registra mais de 46 mil procedimentos em cinco meses

 


Nos meses de janeiro a maio, o Centro de Reabilitação do HEDA atendeu 899 pacientes e realizou 46.280 procedimentos, oferecendo acolhimento humanizado e suporte especializado

O Centro de Reabilitação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, realizou mais de 46 mil procedimentos entre os meses de janeiro e maio de 2026, beneficiando 899 pacientes. Os números reforçam a importância do serviço para a recuperação funcional e a melhoria da qualidade de vida da população atendida na região.


Entre os pacientes está Edilma Brito, de 59 anos. Ela sofreu um acidente em março, quando fraturou a costela esquerda, o cotovelo esquerdo e a clavícula direita, precisando de acompanhamento especializado, e destaca a importância do serviço em seu processo de recuperação.



“Passei pela emergência do HEDA três vezes e, em todas elas, fui muito bem atendida e acolhida pela equipe. No dia 5 de maio, fui avaliada pelo fisioterapeuta Jeferson, que me recebeu com muita gentileza e profissionalismo. Naquele momento, eu mal conseguia levantar os braços e sentia muitas dores. Hoje, graças ao trabalho realizado durante o tratamento, já alcancei cerca de 80% da minha recuperação. Quero registrar minha gratidão e agradecer a toda a equipe do Centro de Reabilitação pelo acolhimento e dedicação. Muito obrigada!”, relata.


De acordo com o Dr. Juliano Rocha, diretor técnico do hospital, os resultados refletem o compromisso da equipe multiprofissional com a assistência humanizada e a reabilitação dos pacientes.


“Os números demonstram a dedicação dos nossos profissionais e a confiança da população no serviço prestado pelo Centro de Reabilitação. Nosso objetivo é garantir um atendimento de qualidade, promovendo recuperação, autonomia e mais qualidade de vida para os pacientes que necessitam desse acompanhamento especializado”, afirma.


O acesso ao serviço é público e gratuito. Para ser encaminhado ao Centro de Reabilitação do HEDA, basta que, durante a consulta de retorno, seja constatada a necessidade de reabilitação ao paciente que passou por alguma cirurgia.


*Vítimas de acidentes são a maioria dos pacientes*


O Centro de Reabilitação do HEDA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), atende pacientes em diversas especialidades, com destaque para os casos pós-operatórios, especialmente de cirurgias ortopédicas e traumatológicas.


No mês de janeiro, o serviço contabilizou 10.200 procedimentos para 199 pacientes. Em fevereiro, registrou o maior volume dos cinco primeiros meses de 2026, quando foram atendidos 222 pacientes e realizados 11.200 procedimentos. O mês de março encerrou com 9.080 procedimentos para 165 pacientes, enquanto abril registrou 6.820 procedimentos, atendendo 130 pacientes. Por fim, em maio, foram 8.980 procedimentos para 183 pacientes. 


Ao todo, foram realizados 46.280 procedimentos e 899 pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação, onde grande parte da demanda é composta por vítimas de acidentes que necessitam de acompanhamento para a recuperação dos movimentos e o retorno às atividades diárias. O serviço também oferece assistência nas áreas de geriatria, reumatologia e reabilitação cardiorrespiratória.

15 de jun. de 2026

TELNORTE: Telhas de concreto

 


⚽ NÃO TOME GOL DA CHUVA!


Quando a chuva atacar, tenha uma defesa de campeão! 🏆

📞 (86) 99481-8184

📞 (86) 99991-6140

📍 Parnaíba - PI

🇧🇷🏠