24 de abr. de 2024
Prefeitura de Luís Correia promove curso de capacitação das merendeiras escolares
21 de abr. de 2024
Prefeito Felipe Ribeiro faz avaliação da gestão em entrevista no Bancada Piauí, da TV Antena 10
Prefeitura de Luís Correia intensifica recuperação das áreas afetadas pela chuva na PI -116
HOMENAGEM AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO LUCAS MORAES PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO
Nossa amada cidade de Bom Princípio do Piauí tem prosperado sob sua administração. A gratidão que sentimos por sua maestria na gestão de nossa cidade é imensa. Seu trabalho árduo e dedicação têm feito uma diferença significativa em nossas vidas. Que você continue a guiar nossa cidade com sabedoria e integridade. Feliz aniversário, prefeito Lucas Moraes!
FONTE: SECOM - PMBPP
20 de abr. de 2024
TELHAS DE CONCRETO TELNORTE: MUDAMOS, JÁ ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO
A MAIOR RESISTÊNCIA - MAIOR ECONOMIA - MELHOR ENCAIXE
ATENÇÃO: no ato da sua compra, você tem 5% de desconto no valor da compra à vista.
Telefone/ WhatsApp: (86)99991-6140 OU (86)99481-8184
Estamos localizados na Avenida São Sebastião, nº 5505- Loja 09-BL 07 - Bairro Reis Veloso - Parnaíba/PI
19 de abr. de 2024
HEDA e ISAC trabalham para agilizar os atendimentos durante o período sazonal
Crescimento dos casos de síndromes gripais é a principal causa do aumento nas buscas pelos serviços de saúde no HEDA e Anexo II – HNSF
Parnaíba (PI), abril de 2024 - O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e o Anexo II - Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), ambos sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) têm intensificado seus esforços para agilizar o atendimento médico em resposta ao aumento significativo da demanda durante o período sazonal, iniciado em março.
Entre as principais causas do crescimento nas buscas pelos serviços de saúde está o aumento dos casos de doenças respiratórias, que abrangem as síndromes gripais e que coincidem com a chegada do período das chuvas.
Diante deste cenário, HEDA e SESAPI unem forças para implementar medidas que possibilitem maior celeridade no atendimento aos pacientes.
"Durante o período chuvoso, entre os meses de março a junho, é comum o aumento dos casos de doenças sazonais e, consequentemente, o crescimento no número de atendimentos", explica o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.
Média de atendimentos diários é alta
Do dia 1º a 10 de abril deste ano, o HEDA registrou 2.565 atendimentos de pacientes adultos, o que representa aproximadamente 260 atendimentos diários. Já no Anexo II, que atende predominantemente crianças, foram 1.934 atendimentos também nos dez primeiros dias do mês, gerando uma média de 200 pacientes infantis atendidos diariamente.
Por isso, para atender a alta demanda de pacientes adultos graves do HEDA, a alternativa encontrada tem sido a utilização temporária de leitos intensivos de estabilização do Anexo II - HNSF, além do remanejamento de alguns profissionais em ambas as unidades, inclusive para reforçar o atendimento no pronto-socorro.
"Tivemos um aumento substancial do número de pacientes graves atendidos na porta da urgência do HEDA, o que exigiria mais leitos intensivos para acomodar esses pacientes. Neste sentido, o Anexo II tem sido de grande ajuda na nossa estratégia para garantir os atendimentos durante este período", explica o Dr. Carlos Teixeira.
Importância da Classificação de Risco
HEDA e Anexo II - HNSF operam de acordo com a Classificação de Risco segundo o protocolo de Manchester, cuja gravidade clínica e tempo de espera do paciente é representada por cores, após passar por uma triagem.
Quando o paciente é classificado com a cor Azul, ou seja, sem agravamento de saúde, o atendimento pode ser realizado em até 4 horas. Se classificado com a cor Verde, com baixo risco de agravamento, pode esperar até 2 horas.
Por sua vez, os pacientes com gravidade moderada são classificados com a cor Amarela, e podem aguardar atendimento por até 1 hora.
Já os pacientes de cor Laranja são considerados de risco significativo e são atendidos em até 10 minutos, enquanto os pacientes de cor Vermelha são atendidos imediatamente, pois são os casos gravíssimos.
É a Classificação de Risco que previne, por exemplo, que um paciente que deu entrada com quadro de dor de cabeça tenha prioridade em relação ao paciente que acaba de chegar com quadro de infarto.
E durante o período sazonal, além da alta demanda, grande parte dos pacientes que buscam as unidades de saúde são classificados com as cores Azul e Verde, o que reflete no tempo de espera elevado.
Quando buscar atendimento
A recomendação geral é que a população que estiver com sintomas leves de síndromes gripais procure, inicialmente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS). E em caso de persistência dos sintomas ou agravamento, buscar o pronto-socorro municipal.
Vale ressaltar que a prioridade do Anexo II - HNSF é para atendimentos em Pediatria e que, assim como no HEDA, são pacientes considerados graves aqueles que foram classificados com as cores Laranja e Vermelho, e estarão sempre no topo da ordem de atendimento.
O HEDA e o ISAC reiteram seu compromisso em fornecer cuidados de saúde de qualidade e continua trabalhando para enfrentar essa situação desafiadora e garantir o bem-estar da população.
Relacionamento com a Imprensa
Contato: (61) 9136-6886 (Kamilla Araújo) e (86) 99439-6309 (Camila Neto)
E-mail: imprensa@isac.org.br
Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número: (61) 99423-6753
Siga-nos no Instagram: @isac_os e @hedaparnaiba