24 de abr. de 2024

Cajueiro da Praia conquista certificação e integra Mapa do Turismo Brasileiro em 2024

 

Cajueiro da Praia está no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. O município recebeu as três certificações do Ministério do Turismo referentes ao Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Instância de Governança Regional do Polo Costa do Delta (IGR-DELTA). Com a conquista, Cajueiro da Praia passa a ter prioridade em uma série de ações e programas desenvolvidos pelo Governo Federal para aplicação em projetos de desenvolvimento do turismo.
“A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Existem desafios diversos e etapas pela frente, mas não podemos deixar de reconhecer essa importante conquista”, diz o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro.
Além de apresentar 100% da documentação exigida pelo Ministério do Turismo, observando os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, Cajueiro da Praia comprovou a organização da gestão municipal no setor, que dispõe de secretaria para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur e Conselho Municipal de Turismo devidamente registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
A secretária municipal de Turismo, Cilene Sá, explica a importância da conquista dos três certificados. “Agora Cajueiro da Praia está apta para receber recursos do Governo Federal para o desenvolvimento do turismo. Isso mostra avanço e organização do setor na gestão municipal, que está com a documentação toda resolvida, conta aberta, CNPJ, tudo correto. Isso é o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo”, finaliza a secretária.


Ascom Prefeitura de Cajueiro da Praia

Prefeitura de Luís Correia promove curso de capacitação das merendeiras escolares

 

Os polos do Brejinho e Baixa do Carpina foram palco de um importante evento: a capacitação para manipuladores de alimentos para as merendeiras das escolas municipais de Luís Correia. Este momento representou uma oportunidade única para troca de experiências e aprimoramento de técnicas, visando garantir as boas práticas aplicadas à produção da merenda escolar. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Luís Correia por meio da secretaria de educação, reforça o compromisso com a qualidade da alimentação escolar.
“Esta capacitação, que faz parte de uma série de iniciativas para aprimorar a nutrição nas escolas, tem como objetivo capacitar os profissionais responsáveis pela preparação das refeições, visando oferecer uma alimentação mais saudável e balanceada para os alunos”, pontuou o secretário de educação, Mateus Amaral.
A prefeita Maninha Fontenele parabeniza o secretário Mateus Amaral e a toda equipe da SEDUC envolvida, e às nutricionistas Vanha Sousa e Thiciane Fernandes por ministrarem a capacitação. “Nosso parabéns às merendeiras que saem mais qualificadas para alimentar nossos estudantes”.

21 de abr. de 2024

Prefeito Felipe Ribeiro faz avaliação da gestão em entrevista no Bancada Piauí, da TV Antena 10

 

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro , foi destaque em entrevista ao programa Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quarta-feira (17). Durante a conversa, o prefeito enfatizou as melhorias significativas na infraestrutura e na educação do município ao longo de sua gestão. VEJA O VÍDEO:
Na área da infraestrutura, Felipe destacou os investimentos em pavimentação de ruas, construção de novas vias e revitalização de espaços públicos, que sempre visa proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os cidadãos de Cajueiro da Praia. Essas iniciativas visam não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também valorizar os espaços da cidade. 
Durante sua participação no programa Bancada Piauí, da TV Antena 10, o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro , ressaltou a importância das belezas naturais do município e revelou a meta de investir na infraestrutura local para proporcionar acesso a esses atrativos. Um dos destaques mencionados foi a obra de estruturação para facilitar o acesso ao Cajueiro-Rei, um dos pontos turísticos emblemáticos da região.
"Na nossa administração a gente focou na infraestrutura. Nosso município ao longo do tempo foi muito carente nessa parte de infraestrutura, somos conhecidos pelas nossas belezas naturais, pelo peixe-boi, os belos hotéis e restaurantes. Com essa parceria que temos, muito boa com o governador, com o Governo do Estado, nossos parlamentares conseguiram várias obras importantíssimas de mobilidade urbana, questão do asfaltamento, que vamos nesse sábado inaugurar simbolicamente com a nossa população", disse.
O gestor também comentou sobre o asfaltamento no trecho translitorânea entre Cajueiro e Barra Grande, que foi restaurado, e concluiu que dentro da cidade foram feitos mais de 40 mil metros de calçamento. Além disso, o prefeito ressaltou que em sua gestão deu fim ao problema do alagamento da praça Nossa Senhora da Conceição, que era um problema para os comerciantes e moradores.
"No vilarejo Barra Grande conseguimos sanar a problemática do alagamento da praça de Barra Grande, a praça Nossa Senhora da Conceição que todo os anos era um sofrimento para os comerciantes e moradores do entorno pelo alagamento. Conseguimos sanar com a drenagem daquela região e também a pavimentação em bloquetes", comentou.
Educação
Durante a entrevista, o prefeito compartilhou os desafios que enfrentou desde que assumiu o cargo, especialmente o compromisso de superar essa defasagem educacional. Ele destacou a responsabilidade que assumiu ao ser eleito, com a clara missão de garantir que todos os estudantes tivessem acesso a uma educação de qualidade, independentemente das circunstâncias desafiadoras impostas pela pandemia.
Política
Felipe Ribeiro falou sobre a troca de partido que gerou uma repercussão positiva no município de Cajueiro da Praia. Na eleição passada foi eleito pelo partido Republicanos e hoje vai enfrentar sua reeleição no Partido dos Trabalhadores. O prefeito vem realizando um bom trabalho o que contribuiu com sua boa avaliação.
Fonte: Portal A10+

Prefeitura de Luís Correia intensifica recuperação das áreas afetadas pela chuva na PI -116

 

Com o objetivo de garantir a segurança viária durante o período chuvoso em Luís Correia, a Prefeitura adotou medidas temporárias de correção na PI-116 . Essa ação visa proporcionar condições adequadas de tráfego enquanto as chuvas persistem, com o compromisso de realizar restaurações completas assim que as condições climáticas permitirem.

A Avenida Piauí, localizada na zona urbana de Luís Correia, está sendo alvo também de muito trabalho para recuperação após os danos causados pelas fortes chuvas. Para garantir o sucesso na recuperação do trecho, a Prefeitura adotou diversas medidas, incluindo o uso de um carro-pipa para drenar a água e facilitar os reparos.

HOMENAGEM AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO LUCAS MORAES PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO

           

Hoje é um dia de grande alegria e celebração. Queremos expressar nossos mais sinceros parabéns ao nosso excelentíssimo prefeito, Lucas Moraes, pela passagem de seu aniversário. Sua liderança e dedicação têm sido uma inspiração para todos nós. Seu compromisso com o bem-estar de nossa comunidade é inquestionável e sua paixão por nossa cidade é contagiante.

Nossa amada cidade de Bom Princípio do Piauí tem prosperado sob sua administração. A gratidão que sentimos por sua maestria na gestão de nossa cidade é imensa. Seu trabalho árduo e dedicação têm feito uma diferença significativa em nossas vidas. Que você continue a guiar nossa cidade com sabedoria e integridade. Feliz aniversário, prefeito Lucas Moraes!

FONTE: SECOM - PMBPP

20 de abr. de 2024

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19 de abr. de 2024

HEDA e ISAC trabalham para agilizar os atendimentos durante o período sazonal

 


Crescimento dos casos de síndromes gripais é a principal causa do aumento nas buscas pelos serviços de saúde no HEDA e Anexo II – HNSF


Parnaíba (PI), abril de 2024 - O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e o Anexo II - Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), ambos sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) têm intensificado seus esforços para agilizar o atendimento médico em resposta ao aumento significativo da demanda durante o período sazonal, iniciado em março.


Entre as principais causas do crescimento nas buscas pelos serviços de saúde está o aumento dos casos de doenças respiratórias, que abrangem as síndromes gripais e que coincidem com a chegada do período das chuvas.


Diante deste cenário, HEDA e SESAPI unem forças para implementar medidas que possibilitem maior celeridade no atendimento aos pacientes.


"Durante o período chuvoso, entre os meses de março a junho, é comum o aumento dos casos de doenças sazonais e, consequentemente, o crescimento no número de atendimentos", explica o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.



Média de atendimentos diários é alta

Do dia 1º a 10 de abril deste ano, o HEDA registrou 2.565 atendimentos de pacientes adultos, o que representa aproximadamente 260 atendimentos diários. Já no Anexo II, que atende predominantemente crianças, foram 1.934 atendimentos também nos dez primeiros dias do mês, gerando uma média de 200 pacientes infantis atendidos diariamente.


Por isso, para atender a alta demanda de pacientes adultos graves do HEDA, a alternativa encontrada tem sido a utilização temporária de leitos intensivos de estabilização do Anexo II - HNSF, além do remanejamento de alguns profissionais em ambas as unidades, inclusive para reforçar o atendimento no pronto-socorro.

"Tivemos um aumento substancial do número de pacientes graves atendidos na porta da urgência do HEDA, o que exigiria mais leitos intensivos para acomodar esses pacientes. Neste sentido, o Anexo II tem sido de grande ajuda na nossa estratégia para garantir os atendimentos durante este período", explica o Dr. Carlos Teixeira.


Importância da Classificação de Risco


HEDA e Anexo II - HNSF operam de acordo com a Classificação de Risco segundo o protocolo de Manchester, cuja gravidade clínica e tempo de espera do paciente é representada por cores, após passar por uma triagem.


Quando o paciente é classificado com a cor Azul, ou seja, sem agravamento de saúde, o atendimento pode ser realizado em até 4 horas. Se classificado com a cor Verde, com baixo risco de agravamento, pode esperar até 2 horas. 


Por sua vez, os pacientes com gravidade moderada são classificados com a cor Amarela, e podem aguardar atendimento por até 1 hora.


Já os pacientes de cor Laranja são considerados de risco significativo e são atendidos em até 10 minutos, enquanto os pacientes de cor Vermelha são atendidos imediatamente, pois são os casos gravíssimos.


É a Classificação de Risco que previne, por exemplo, que um paciente que deu entrada com quadro de dor de cabeça tenha prioridade em relação ao paciente que acaba de chegar com quadro de infarto. 


E durante o período sazonal, além da alta demanda, grande parte dos pacientes que buscam as unidades de saúde são classificados com as cores Azul e Verde, o que reflete no tempo de espera elevado.



Quando buscar atendimento


A recomendação geral é que a população que estiver com sintomas leves de síndromes gripais procure, inicialmente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS). E em caso de persistência dos sintomas ou agravamento, buscar o pronto-socorro municipal.

Vale ressaltar que a prioridade do Anexo II - HNSF é para atendimentos em Pediatria e que, assim como no HEDA, são pacientes considerados graves aqueles que foram classificados com as cores Laranja e Vermelho, e estarão sempre no topo da ordem de atendimento.


O HEDA e o ISAC reiteram seu compromisso em fornecer cuidados de saúde de qualidade e continua trabalhando para enfrentar essa situação desafiadora e garantir o bem-estar da população.


Relacionamento com a Imprensa


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