Nova especialidade amplia a reabilitação de pessoas em Parnaíba. Para ter acesso, basta procurar uma UBS e passar por uma avaliação, que gera o encaminhamento
Com o compromisso de ampliar o cuidado e a inclusão de pessoas com deficiência visual, o Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV) de Parnaíba iniciou os atendimentos oftalmológicos na unidade. A novidade integra as outras modalidades de reabilitação já oferecidas e, de pronto, está beneficiando sete pacientes que estão em processo de reabilitação visual.
Todo o processo é realizado de forma regulada, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios da Planície Litorânea e dos Cocais, como explica a Dra. Yasmine Leódido, diretora técnica do CER IV. “O primeiro passo é procurar o posto de saúde. Lá, o paciente passa por uma avaliação e, caso seja identificada alguma deficiência visual, é encaminhado via regulação para o CER IV, onde é acolhido pela equipe multiprofissional”, orienta.
Ainda segundo a médica, o serviço tem um impacto direto na vida das pessoas que precisam de cuidados especializados. “Cuidar da saúde ocular é essencial, principalmente para as crianças e adultos com deficiência. Muitas vezes, um simples recurso de auxílio visual pode transformar completamente a forma como essa pessoa interage com o mundo ao seu redor”, completa.
No CER IV, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), os equipamentos necessários para esse atendimento são de ponta e já foram todos instalados, e a equipe especializada está em plena atividade. A expectativa é ampliar o número de atendimentos e garantir que mais pessoas com deficiência visual tenham acesso à reabilitação de forma digna e acessível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Triagem criteriosa
O novo serviço é voltado especialmente para pessoas com deficiência visual, com foco em promover mais autonomia e qualidade de vida, segundo esclarece o Dr. Juarez Bessa, oftalmologista responsável pelos atendimentos. “Nossa triagem é criteriosa, o paciente precisa ter algum tipo de limitação visual para ser elegível. A partir disso, passa a ser acompanhado, podendo receber desde a prescrição de óculos específicos até recursos como lentes filtrantes, telelupas e lupas de aumento”, destaca.
Para Paulo Rangel, diretor do CER IV, a chegada da nova especialidade é motivo de celebração e reforça o caráter integrador do serviço. “Hoje, temos quatro modalidades de reabilitação, e a oftalmologia vem somar forças ao nosso trabalho. A ideia é que todos os pacientes passem por uma avaliação com a equipe multidisciplinar para que possamos encaminhar cada um ao setor mais adequado. O cuidado é individualizado e humanizado”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário