Já está em funcionamento, em Água Branca, mais uma Central de Diagnóstico, ampliando e descentralizando o acesso a exames especializados para 16 municípios
Os moradores de Água Branca e municípios vizinhos já podem contar, desde segunda-feira (21), com uma Central de Diagnóstico nova e preparada. A unidade oferece serviços assistenciais de média e alta complexidade, reduzindo a demanda reprimida e garantindo o acesso universal aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“As pessoas chegam aqui e ficam surpresas ao verem uma estrutura moderna e bem equipada, algumas chegam até a perguntar quanto custa realizar um exame”, destaca Yasmim Soares, gerente da Central de Diagnóstico de Água Branca. “E aí nós explicamos que é tudo 100% SUS, totalmente gratuito”, afirma.
A Central de Diagnóstico, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), faz parte da estratégia do Governo do Estado para ampliar e descentralizar o acesso a exames especializados.
Nessa primeira fase, a unidade oferece exames de ultrassonografia, de análises clínicas e consultas médicas por meio do programa Saúde Piauí Digital. E a partir de agosto, ampliará sua capacidade de atendimento com exames de mamografia, tomografia e raio-X, promovendo mais agilidade e eficiência nos diagnósticos.
“A população terá acesso a exames complementares essenciais, o que facilitará o diagnóstico precoce de doenças e aumentará a resolutividade do SUS no Piauí”, avalia Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi. “É um avanço importante para a saúde pública do nosso Estado”, complementa.
*Abrangência em 16 municípios*
Água Branca é um dos 12 municípios piauienses selecionados para receber uma das 16 Centrais de Diagnóstico que estão sendo implantadas em todo o estado. No total, a unidade beneficia diretamente a população de 16 dos 31 municípios que integram a Regional de Saúde de Entre Rios.
Os municípios são: Agricolândia; Água Branca; Amarante; Angical do Piauí; Barro Duro: Hugo Napoleão; Jardim do Mulato; Lagoinha do Piauí; Miguel Leão; Olho D’Água do Piauí; Palmeirais; Passagem Franca do Piauí; Regeneração; Santo Antônio dos Milagres; São Gonçalo do Piauí; e São Pedro do Piauí.
Como conseguir atendimento?
Para realizar os exames, o paciente deve procurar, primeiramente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, solicitar o encaminhamento médico para a Central de Diagnóstico e aguardar o agendamento por meio do sistema de regulação estadual, o Regula Piauí.
A Central de Diagnóstico de Água Branca está localizada na Avenida Neco Teixeira, nº 2.125, bairro São Luiz, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário