13 de out. de 2025

SAME do HEDA ultrapassa mil solicitações de prontuários via QR Code em apenas cinco meses

 


As solicitações via QR Code tornam o atendimento do SAME mais ágil e eficiente, evidenciando o sucesso da iniciativa e o comprometimento do HEDA com a saúde da população


O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, atingiu a marca de 1.020 solicitações realizadas entre os meses de maio e setembro de 2025 por meio do sistema digital via QR Code, implantado no início de maio.


“Com o novo sistema, nossos usuários podem realizar solicitações diretamente pelo celular, de forma rápida e prática, sem precisar se deslocar até a unidade, considerando que o HEDA atende pacientes de diversos municípios da Planície Litorânea e dos Cocais, inclusive dos estados do Ceará e Maranhão. Isso reflete nosso compromisso com a modernização dos processos e a excelência no atendimento”, destaca Renata Sousa, coordenadora do SAME.


O SAME do HEDA, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e o prazo de atendimento é de até 15 dias, conforme normas vigentes, garantindo organização e eficiência.


Ao todo, uma equipe de nove colaboradores atua de forma rotativa nas funções de recepção e entrega de requerimentos, como biópsias, fichas de primeiro atendimento, laudos de exames e cópias de prontuários. 


Para realizar a solicitação, o paciente deve preencher um formulário online, acessível por link ou QR Code. No caso de pacientes menores de idade, o responsável legal precisa apresentar a documentação comprobatória, como uma procuração ou certidão de nascimento.


“O resultado alcançado é fruto do empenho e da dedicação de toda a equipe do SAME”, afirma Waldineide França, diretora-geral do HEDA. “Continuaremos investindo em tecnologia e humanização para oferecer um serviço cada vez mais ágil, acessível e seguro para nossos pacientes”, complementa.


O marco de mais de mil solicitações via QR Code evidencia o sucesso da iniciativa e o comprometimento do HEDA com a eficiência, modernização e cuidado centrado no paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário