Modernização dos fluxos e processos do HEDA oferece mais praticidade e segurança, reduzindo filas e reforçando o compromisso com a privacidade dos pacientes
Parnaíba (PI), junho de 2025 - Solicitar o Prontuário Médico está mais fácil, rápido e seguro para os pacientes do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Com a modernização dos fluxos e processos, os usuários podem receber este e outros documentos diretamente no celular, eliminando filas, burocracia e deslocamentos desnecessários. O serviço é online e gratuito.
“Estamos sempre investindo em soluções que colocam o paciente no centro do cuidado”, enfatiza Wal França, diretora-geral do HEDA. “A digitalização da solicitação de prontuários é um desses avanços, garantindo mais agilidade e segurança, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, acrescenta.
A solicitação deve ser feita pelo próprio paciente, através de um formulário online, mas os responsáveis legais, no caso de pacientes menores de idade, também podem solicitar. Para isso, basta apresentar documentação específica, como uma procuração ou certidão de nascimento.
Entre os documentos disponíveis estão o prontuário, resultados de exames, prescrições médicas, atestados e outras informações clínicas importantes. O conteúdo é sigiloso, protegido por lei e só pode ser acessado pelo titular ou representante legal autorizado.
Para preencher o formulário online e fazer a solicitação, o paciente pode acessar pelo link https://bit.ly/heda-prontuario ou escanear o QR code impresso em cartazes no HEDA e seus anexos.
Transparência e segurança
Disponível 24 horas por dia, o formulário para solicitação de dados de prontuário do HEDA é gerido pelo Setor de Privacidade do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que encaminha os pedidos para o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), encarregado de procurar pela documentação física no hospital.
Após localizar os documentos solicitados, o SAME os organiza e envia para o Setor de Privacidade, após conferência e auditoria. Depois, a documentação é encaminhada digitalmente, dentro do prazo legal de até 15 dias, para o e-mail ou WhatsApp cadastrados pelo solicitante.
“Nossa equipe está preparada para garantir a integridade das informações solicitadas e, por isso, todos os documentos passam por uma conferência rigorosa antes da liberação”, destaca Renata Sousa, coordenadora do SAME.
Com essa inovação, o HEDA reafirma seu compromisso com a inovação e com o direito dos pacientes ao acesso à sua própria informação de forma segura e humanizada.
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