12 de set. de 2025

HEDA realiza capacitação para atendimento às vítimas de violência sexual

 


Enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos participaram da capacitação de acolhimento e escuta de vítimas de violência sexual e fortalecimento da rede de proteção


Com foco na escuta especializada, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) promoveu uma capacitação voltada ao atendimento de vítimas de violência sexual. A iniciativa envolveu a equipe do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS), entre enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, com o objetivo de aperfeiçoar o acolhimento e evitar a revitimização de crianças e adolescentes.

A capacitação foi conduzida por Emannuelle Patrícia Oliveira, enfermeira, perita judicial e responsável pelo serviço de escuta especializada em Parnaíba. Durante o encontro, foram discutidas práticas éticas e seguras, garantindo que cada vítima seja ouvida com respeito, acolhimento e proteção integral.

“Mais do que transmitir conhecimento, buscamos fortalecer a rede e alinhar práticas. Queremos que cada criança e adolescente que passa pela rede de proteção seja acolhido de forma humanizada, sem revitimização”, destaca Emannuelle.

Para Waldineide França, diretora-geral do HEDA, a capacitação reforça o compromisso da instituição com a humanização do cuidado. “Nosso compromisso é oferecer um atendimento seguro e baseado em protocolos, garantindo que nenhuma vítima sofra uma nova violência no momento de buscar ajuda. Essa capacitação fortalece a integração da equipe multiprofissional e a seriedade do nosso trabalho”, afirma.

O encontro realizado no HEDA, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), foi marcado por troca de experiências e construção coletiva, fortalecendo a rede de proteção e o cuidado humanizado.


O que é o SAVVIS


Conforme a Lei 12.845/2013 e regulamentações do Ministério da Saúde, o SAVVIS funciona no HEDA há 12 anos, 24 horas por dia, como extensão do Pronto-Socorro, em caráter de urgência.


O serviço oferece atendimento sigiloso e acolhimento especializado por uma equipe multiprofissional, seguindo fluxos que incluem o acolhimento inicial pela Enfermagem, escuta qualificada, acompanhamento psicológico e social, profilaxias para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contracepção de emergência, exames laboratoriais, comunicação ao Instituto Médico Legal (IML) e notificações obrigatórias.


“O SAVVIS assegura que cada vítima receba atendimento reservado e exclusivo, respeitando suas escolhas e direitos”, reforça Virgínia Matos Gomes dos Santos, supervisora do serviço. “De janeiro a julho de 2025, o serviço já registrou 88 atendimentos, evidenciando sua importância no enfrentamento à violência sexual no estado”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário