13 de nov. de 2020

Contadores do Piauí debatem perícia contábil

                                     

 As análises ajudam em tomadas de decisões e diagnosticam a saúde financeira das empresas  




A Perícia contábil, embora seja uma atividade antiga, ainda é desconhecida por muitos empresários. Essa área de atuação dos contadores realiza procedimentos técnicos e científicos com análise documental das empresas e tem a finalidade de subsidiar a solução de conflitos de interesse e ajudar no desenvolvimento da instituição. Pensando nisso e no mercado promissor, a Faculdade UNINASSAU Parnaíba vai realizar uma live, no dia 23 de novembro, às 19h, com a participação do professor da Instituição, Otemberges Borges e Salvina Veras, contadora e professora da UFPI.   


De acordo com o docente da Faculdade UNINASSAU, a perícia contábil visa ajudar na tomada de decisões em casos que envolvam disputas ou litígios, sejam eles judiciais ou extrajudiciais e como prestações de serviços que ajudam em questões tributárias, trabalhistas e previdenciária. “Essas análises contábeis são muito importantes para saber como as empresas estão se desenvolvendo, pois consiste no levantamento de informações de natureza econômica, financeira, física e de produtividade” comenta Otemberges.  


As ações de natureza contábil mais recorrentes envolvem análises em bancos, sistema habitacional, leasing, condomínios, entre outros. O laudo pericial, que é fruto dessas análises, expressa a opinião do perito a respeito da documentação apreciada contendo, de forma objetiva, científica, concisa, argumentativa e clara, informações importantes para dar apoio técnico científico e ajudar, em caso judicial, o magistrado a resolução do conflito de interesses. 


Conforme o professor, a Perícia Contábil precisa ser desmitificada no Norte e Nordeste do País, pois essa atuação contábil é amplamente utilizada no eixo Sul e Sudeste como mais uma opção de prestação de serviços. A live acontece no Instagram @uninassau.parnaíba.pi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário