5 de dez. de 2024

Escola pública piauiense é 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

 O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Mário Raulino, de Altos (PI), conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, na última quarta-feira (4), em Brasília (DF). A premiação, entregue no Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reconheceu escolas com iniciativas sobre a função social dos tributos e a aplicação dos recursos públicos.

O projeto premiado, intitulado "Moeda do Conhecimento: Desvendando a Educação Fiscal", teve como objetivo sensibilizar sobre a importância do sistema tributário e o uso adequado dos recursos públicos. A escola recebeu ainda um prêmio de R$ 5 mil.

IMG-20241205-WA0047.jpg

A professora do Ceti Mário Raulino, autora do projeto e representante da escola na premiação, Ravena Frota, também destacou o sentimento com a conquista. “A sensação de vitória é revigorante. Eu me comprometo a transmitir esse sentimento aos professores e alunos para que sigamos realizando bons trabalhos e transformando a sociedade por meio da educação”, disse a professora.

A coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Piauí (GEFE-PI), Alcionea de Castro, destacou o sentimento após a premiação. “Estou em êxtase e emocionada. Essa premiação é resultado de um trabalho coletivo do grupo de Educação Fiscal do Estado em conjunto com escolas de todo o Piauí. Começamos com palestras nas escolas, realizamos o Concurso Cidadania na Escola até chegar a esse 2º lugar. Os frutos estão sendo colhidos. Em 2025, vamos em busca do 1º lugar”, destacou a coordenadora.

IMG-20241205-WA0042.jpg

A gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI), Domiciana Camargo de Matos, frisou que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho coletivo e à importância da educação fiscal como ferramenta de transformação social. “Este prêmio reflete o esforço de nossa equipe, parceiros e participantes que acreditam no poder do conhecimento para fortalecer a cidadania. Agradecemos pelo reconhecimento e reafirmamos nosso compromisso em expandir o impacto das nossas ações, promovendo uma sociedade mais consciente e justa. Este é um marco importante e nos motiva a seguir transformando vidas”, afirmou a gerente.

O caminho até a premiação nacional

Antes de conquistar o 2º lugar no evento nacional, o Ceti Mário Raulino já havia sido reconhecido com a mesma posição no II Concurso Cidadania na Escola, realizado em maio pelo Governo do Estado.

O concurso, que promoveu a conscientização sobre a importância dos tributos e o controle social sobre os gastos públicos, é uma iniciativa das secretarias de Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc), Controladoria-Geral (SUPCGE) e da Receita Federal.

Após a premiação estadual, o Ceti Mário Raulino competiu com escolas de todo o Brasil, incluindo quatro escolas piauienses, pela vaga na final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

A confirmação da vaga veio em novembro após a avaliação de uma comissão composta por representantes do Ministério da Educação, Receita Federal, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), OAB Nacional, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), entre outros órgãos e instituições.

Na grande final, o Ceti de Altos concorreu com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary, de Santarém (PA); a Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, de Curvelo (MG); e a Escola Técnica Estadual Prof. José Carlos Seno Junior Cidade, de Olímpia (SP).

Sobre o prêmio

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), com apoio de entidades como o Ministério da Educação (MEC), Receita Federal e o Tesouro Nacional. A premiação reconhece escolas, universidades, ONGs, imprensa e outras instituições que promovem a educação fiscal no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário