O governador Rafael Fonteles lança, nesta quarta-feira (18), às 9h, no Palácio de Karnak, a plataforma Piauí Oportunidades e o edital Eixo Primeira Oportunidades. As iniciativas têm como objetivo fomentar a inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da geração de emprego e renda no Piauí.
A Piauí Oportunidades é uma plataforma digital idealizada pela Investe Piauí e realizada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), com o objetivo de incluir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Além de oferecer capacitações, estágios, oportunidades de primeiro emprego e vagas para jovens aprendizes, a plataforma também centraliza a divulgação de editais do Governo do Estado, tornando-se um canal único para iniciativas que apoiam a empregabilidade.
A plataforma permite, ainda, que empresas, profissionais liberais e autônomos cadastrem seus serviços e produtos, atendendo a pessoas de diferentes idades e perfis e facilitando transições de carreira ou a busca por recolocação no mercado de trabalho.
Uma característica importante da plataforma é o uso da Inteligência Artificial para otimizar a conexão entre candidatos e oportunidades. Para os jovens, a IA facilita a busca por vagas e cursos alinhados aos seus objetivos profissionais, criando uma trilha de conhecimento personalizada. Para as empresas, a tecnologia analisa o perfil das vagas disponíveis e sugere os candidatos mais compatíveis com cada cargo.
Disponível no site piauioportunidades.pi.gov.br, a plataforma já oferece mais de 100 cursos gratuitos e conecta mais de 20 instituições parceiras.
Edital Eixo Primeira Oportunidade
Já o Eixo Primeira Oportunidade, vinculado ao programa Oportunidade Jovem, busca incentivar a contratação de jovens por meio da intermediação de mão de obra feita pela plataforma. A inscrição de empresas interessadas em participar também será realizada de forma digital, exclusivamente pelo site da Piauí Oportunidades.
As ações visam impulsionar o mercado de trabalho piauiense, criando novas oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, especialmente aqueles que nunca tiveram um vínculo formal de emprego com a Carteira de Trabalho assinada. Além disso, as iniciativas têm o propósito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do estado, promovendo a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos.
O público-alvo inclui jovens devidamente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal ou no programa ID Jovem, além de estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino.
A plataforma e o edital lançados são uma realização do Governo do Estado, via Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Investe Piauí, Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e Coordenadoria da Juventude (Cojuv).
Nenhum comentário:
Postar um comentário