A especialidade de otorrinolaringologia, pelo programa Mais Médicos Especialistas, amplia o acesso à saúde e garante atendimento de qualidade na Planície Litorânea e Cocais
A Central de Diagnóstico de Parnaíba passa a contar com atendimento especializado em otorrinolaringologia, área médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta. O serviço será conduzido pela Dra. Priscila Fontinele, que integra a equipe por meio do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).
A chegada da especialista reforça o compromisso do Governo do Estado do Piauí e do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com a ampliação do acesso à saúde pública especializada, garantindo atendimento de qualidade à população da Planície Litorânea e região dos Cocais.
A especialista, inclusive, atuará no HEDA pelo período de 12 meses, com carga horária semanal de 20 horas, sendo 16 horas voltadas ao atendimento assistencial e 4 horas destinadas à formação educacional.
Em sua apresentação, a médica destacou a importância do serviço para o fortalecimento da rede assistencial. “Estou muito feliz em exercer minha especialidade aqui em Parnaíba e poder oferecer um atendimento humanizado e resolutivo para a população. Espero que mais especialistas venham somar a essa missão de fortalecer a saúde pública na nossa região”, afirma a Dra. Priscila Fontinele.
O programa Mais Médicos Especialistas tem como foco fortalecer a presença de profissionais em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a integração entre ensino, assistência e formação continuada. A iniciativa amplia o acesso da população a serviços essenciais, ao mesmo tempo em que qualifica os profissionais por meio de mentorias, imersões e cursos de aperfeiçoamento.
*Impacto positivo no Norte do estado*
A nova especialidade traz impactos muito positivos para a unidade e, principalmente, para a região, segundo avalia Yasmin Soares, gerente da Central de Diagnóstico. “A chegada da Dra. Priscila representa um avanço importante para a Central de Diagnóstico de Parnaíba. Estamos ampliando a oferta de serviços especializados, garantindo que a população tenha acesso a diagnósticos precisos e tratamentos de alta qualidade sem precisar se deslocar para outras cidades. Esse é mais um passo na consolidação da Central como referência regional em saúde”, enfatiza.
Com a adesão ao programa, a central fortalece sua capacidade diagnóstica e expande a oferta de especialidades médicas. E, a partir de novembro, novos profissionais serão incorporados, ampliando a resolutividade e garantindo acesso a diagnósticos avançados e tratamentos especializados para toda a região Norte do estado.
“A chegada de especialistas por meio do Programa Mais Médicos representa um avanço significativo para a Central de Diagnóstico de Parnaíba e para toda a região”, acrescenta o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “Estamos ampliando nossa capacidade de atendimento e garantindo que a população tenha acesso a serviços especializados com mais agilidade, qualidade e resolutividade. Com a previsão de novas especialidades a partir de novembro, reforçamos nosso compromisso com uma assistência cada vez mais completa e humanizada”, conclui.
*Como ter acesso ao atendimento*
Para ter acesso ao atendimento de otorrinolaringologia, basta procurar, com o encaminhamento médico em mãos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. A equipe da UBS realizará o cadastro na Regulação da prefeitura, por meio do sistema Regula Piauí, que fará o direcionamento para atendimento na Central de Diagnóstico de Parnaíba.

Nenhum comentário:
Postar um comentário