28 de ago. de 2024

Hospital de Parnaíba adota tecnologia inovadora para diagnosticar e tratar pacientes

 


A população que busca por serviços de saúde no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, conta com tecnologia inovadora para auxiliar no tratamento e acelerar o diagnóstico. Desde o dia 15 de janeiro, o hospital implementou o uso de óculos de realidade aumentada. A iniciativa já beneficiou mais de 400 pacientes, reduzindo o tempo de internação e as transferências hospitalares.


As especialidades incluídas na telemedicina com realidade aumentada são: cardiologia, gastroenterologia, hepatologia, infectologia, nefropediatria, neurologia, neurologia vascular, neuropediatria, pneumologia e psiquiatria. O equipamento usado é um Epson Moverio BT-300 Smart Glasses.


“A realidade aumentada trouxe uma revolução significativa na eficiência dos serviços de saúde oferecidos”, avalia Carlos Teixeira, diretor técnico do Heda. “Essa inovação melhorou a qualidade dos tratamentos e, inclusive, reduziu o tempo de internação hospitalar. Isso porque os diagnósticos são feitos mais rapidamente, o que acelera o início do tratamento e, consequentemente, a recuperação. E também tem sido uma ferramenta poderosa para a capacitação dos residentes”, acrescenta o gestor.


Funciona assim: o médico que está localmente no Heda ou Anexo II usa os óculos de realidade aumentada e periféricos (fone de ouvido, microfone), e abre uma videoconferência, onde transmite imagens do paciente e informações sobre seu estado de saúde, em tempo real. Enquanto isso, interage com especialistas que podem estar em qualquer parte do Brasil para a realização de diagnósticos colaborativos, também chamados de teleinterconsulta. Hoje, esses especialistas que participam das chamadas estão localizados no Tocantins e em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário