14 de mai. de 2021

Alunos do CETI Pinheiro Machado alcançam medalha de bronze em Olimpíadas de Ciências e Química



O Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Deputado Pinheiro Machado, escola jurisdicionada à 1ª Gerência Regional de Educação, foi uma das escolas a participarem da Olimpíada Piauiense de Química 2021 fase II- Edição unificada. Onde, a aluna Keliany Rodrigues Sousa, cursando a 3ª série do Ensino Médio, obteve medalha de bronze na referida Edição. Participaram da Olimpíada alunos de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, tendo como representante da escola, a professora Lindalva Alves Vieira, e a colaboração dos demais professores de Química: Matheus Ladislau Gomes de Oliveira, Michelle de Moraes Brito e Raila Vieira dos Santos. 



 Keliany Rodrigues Sousa, cursa o Ensino Médio desde 2019 na Instituição, sempre participou das atividades realizadas por sua professora de Química, Michelle de Moraes Brito. Participava também de monitorias e olimpíada de Química que foram realizadas em 2019 pelo projeto Femina Scientia do IFPI Campus Cocal. A aluna relatou que quando entrou na 1ª série do ensino Médio, conheceu a Professora Michelle, e com a sua metodologia de trabalho, passou a ter mais confiança e começou a se envolver e querer aprender mais sobre a Química, pois antes não gostava muito e achava um pouco complicada. 



Keliany destacou: “Em 2019 participei de uma Miniolimpíada de Química, não passei, mas não desanimei. Algo que realmente me desanimou foi quando a pandemia surgiu, me tirando totalmente de um ambiente onde me sentia em casa: minha escola CETI Deputado Pinheiro Machado”. 



No primeiro momento desisti, mas com o programa Juntos para Avançar retornei às atividades. A Professora Michelle e a coordenadora da minha escola, a professora Maria de Jesus, me incentivaram bastante a voltar. Então eu voltei, não parei mais. Aceitei participar da Olimpíada, e hoje eu entendo que a Química não é chata, nem complicada, basta concentração, se envolver e persistir que dar certo! Obrigada à minha professora Michelle, ela é presente na vida de seus alunos”.



A Professora Michelle ressaltou a importância de sua participação: “Fazer parte de momentos como esse é indescritível. Só posso agradecer à Deus pela oportunidade de ver o crescimento dos meus alunos. O que mais me emocionou foi o reconhecimento da Keliany, ao me agradecer por sempre confiar e insistir no aprendizado dela. Diante das minhas experiências até aqui, agradeço a escola por abraçar junto comigo os projetos e aos professores que me apoiam. Acredito muito nos meus alunos. Sei que todos podem e são capazes de alcançar êxito através do estudo. Amo minha profissão e, além de poder ensinar, sei que posso contribuir na realização de sonhos”. 






Há muito tempo havia o projeto de despertar nos alunos a vontade de participar de olimpíadas, e em 2019 por meio do projeto Femina Scientia, do Instituto Federal do Piauí, Campus Cocal, foi feta uma parceria com o CETI Deputado Pinheiro Machado, colocando em prática a ideia, divulgando e posteriormente, inscrevendo os alunos que se dispuseram a participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que contempla hoje as áreas de Biologia, Química, Física, Astronomia e História. A iniciativa contou com a colaboração da Professora Julliana, Professora Michelle, Professor Rafael e professor Railton sendo esses, professores da escola Deputado Pinheiro Machado e também com acadêmicos do IFPI, Campus Cocal. Os alunos foram convidados a participar sem nenhuma gratificação, para que pudéssemos ter alunos com o verdadeiro propósito de aprender e crescer por meio das olimpíadas. 

Tivemos poucas participações nesse ano, mas um resultado gratificante. A aluna Tainara, que cursava o 1º ano, conquistou medalha de Bronze. Ela hoje representa um marco nesse cenário educacional. Já em 2020 com um pouco mais de inscritos, nossos alunos Maycon do 2º ano e Izadora do 3º ano, conquistaram menção honrosa, um feito que nos deixou muitos felizes, o empenho deles foi total. E tudo isso durante um período da pandemia que dificultou a preparação. Atualmente, a escola segue de forma independente com o projeto e conta com chegada de mais colaboradores, como a professora Alciene.

Seguiu-se com o projeto para que mais alunos despertem o prazer de aprender e mostrem seus talentos para que a educação ganhe cada vez mais espaço e se consolide como a ferramenta que nos leva a um futuro melhor e mais próspero. 


Por Professora Juliana/Professora Michelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário