6 de mai. de 2021

CREAS de Cocal oferta serviços de atendimento à população

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), prossegue atendendo à população do município de Cocal (Norte do Piauí). 

Devido a pandemia, a equipe do CREAS teve de criar algumas estratégias para poder se adaptar ao que se está vivendo no mundo neste momento. Isso, em relação as atribuições dos serviços oferecidos, como os atendimentos e as visitas domiciliares que estariam sendo realizadas de forma remota e por agendamento.



Segundo a psicóloga Dailana Araújo diz que tanto a equipe técnica quanto os usuários obedecem as orientações dos órgãos sanitários para a prevenir a disseminação do coronavírus: “Mesmo antes da pandemia, nós seguíamos uma logística, pela qual os usuários não tinham contato uns com os outros, por que o público que a gente atende é mais restrito, pela situação de risco social e pessoal que é atribuído a esses usuários que chegam até a gente. Nós continuamos os atendimentos como rede de órgão de proteção a todas aquelas pessoas que estejam passando por alguma situação de violência”, explica. 

A psicóloga acrescenta que os profissionais acompanham casos de urgência. Não obstante, neste período, estão priorizando aqueles que exigem mais celeridade.

A equipe técnica é formada assistente social, psicóloga e advogada que dão suporte às famílias que necessitam de apoio, também recebem denúncias sobre pessoas que sofrem violência e as informações repassadas pelo denunciante são mantidas sob total sigilo. 

Alguém que precise efetuar uma denúncia pode procurar a sede do CREAS que está situada à Rua Olavo Bilac, N° 290, no centro da cidade, ao lado da Adauto Peças, ou, não querendo fazer de forma presencial, pode recorrer pelos meios de comunicação, a exemplo do disque 100, para violência contra acriança;  vítima de violência doméstica o número 180; e abuso, negligência e violência contra o idoso, o cidadão pode se dirigir à própria sede do CREAS. 


Por Evaldo Neres

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Nenhum comentário:

Postar um comentário