25 de abr. de 2022

Cocal: Prefeitura promove capacitação aos ACS e agentes de endemias



A formação promovida pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através da SESAPI, visa o a prevenção, combate e controle do mosquito da dengue.



Nessa sexta-feira (22) os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de endemias de Cocal (Norte do Piauí) participaram de capacitação para combate, prevenção, e controle do mosquito da dengue. 



A ação foi ministrada pelo supervisor geral de endemias da Primeira Regional de Saúde de Parnaíba, João José, resultante de parceria entre o Governo do Estado, através da SESAPI, e a Prefeitura de Cocal, por conta do crescente aumento do número de casos de dengue no estado do Piauí. De acordo com ele, essas reuniões formativas estão sendo desenvolvidas em todos os municípios piauienses para que sejam tomadas as medidas protetivas necessárias à batalha contra o mosquito Aedes Egypti.  


O diretor do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses Rômulo Francisco Araújo, informa que um novo produto será usado nas estratégias de prevenção e combate à dengue: “Em breve estaremos usando o Cielo que é um reforço na prevenção e combate à dengue. Mas esse novo item não substitui a necessidade de se eliminar os criadouros. Assim, contamos com a participação do povo, quanto aos cuidados constantes com a limpeza dos quintais e que evitem jogar lixo nos terrenos baldios, os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem até mesmo por um ano em um local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver”, explica.


Fabrícia Vieira, secretária da Saúde local, participou da formação e falou desse movimento: “Estamos trazendo esse treinamento de como prevenir, de como chegar até as casas para vistoriar e orientar as pessoas sobre os procedimentos a serem tomados para combater o mosquito da dengue. [...] Nós temos que nos dar as mãos, unir forças nessa luta contra esse pequeno mosquito, para que ele não nos derrube. A precaução cabe a cada um de nós, em parceria com a Prefeitura, através do trabalho realizado pelos profissionais da Saúde. Vamos vencer esse inseto, juntos”. 


Vale lembrar que para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito.


Fonte Evaldo Neres/Comunicação - Prefeitura de Cocal

Nenhum comentário:

Postar um comentário