A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é uma técnica inovadora, menos invasiva e, agora, acessível aos pacientes com doenças das vias biliares e pâncreas
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), celebra um importante avanço para a saúde da Planície Litorânea. Em apenas 10 dias, realizou três procedimentos de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).
Essa técnica inovadora, que une endoscopia e radiologia, é crucial para o diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas, como tumores malignos e desobstrução em casos de coledocolitíase (pedras no canal do fígado).
É também menos invasiva e possui um tempo de recuperação menor em comparação com as cirurgias tradicionais, de acordo com o Dr. Vitor Monteiro, médico endoscopista do HEDA, responsável pelos três procedimentos em duas pacientes, de 25 e 39 anos.
“No dia seguinte ao procedimento, se o paciente estiver bem, já pode receber alta. Antes, era necessário um procedimento cirúrgico com incisão abdominal, que resultava em um pós-operatório de 10 a 15 dias. Agora, conseguimos reduzir o tempo de internação, otimizando os leitos para outros pacientes”, destaca o cirurgião.
Com a implementação do novo serviço, “o HEDA se torna um ponto de referência na região, oferecendo um atendimento mais completo e acessível, diminuindo a necessidade de deslocamento para a capital, Teresina”, lembra o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do hospital.
“Estamos superando nossas metas e permanecemos comprometidos em oferecer este serviço vital para a população. Com essa conquista, o HEDA reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, promovendo um atendimento mais eficiente e humanizado”, conclui Wal França, diretora-geral do HEDA.
*Sobre o HEDA*
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 247 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho. E em 2024, conquistou pela primeira vez o selo GPTW.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário