17 de jan. de 2025

Idepi intensifica monitoramento de barragens no Piauí


WhatsApp Image 2025-01-16 at 08.57.07.jpeg

 

Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está reforçando as ações de monitoramento e manutenção de suas barragens. A iniciativa, coordenada pela equipe de Recursos Hídricos do órgão, tem como objetivo garantir a segurança estrutural dos reservatórios e prevenir eventuais problemas que possam comprometer o funcionamento e a integridade das barragens. 

Nesta semana, a Barragem Piracuruca foi uma das estruturas visitadas. No local, está sendo realizado serviço de limpeza vegetal do talude a jusante (abaixo da parede da barragem). Segundo o engenheiro Artur Morais, integrante da equipe de Recursos Hídricos do Idepi, a retirada da vegetação que cresce nas paredes das barragens é fundamental. "Esses serviços permitem uma visibilidade completa do corpo da barragem, o que facilita a identificação de qualquer anomalia estrutural que possa surgir ao longo do tempo", explicou. 

WhatsApp Image 2025-01-16 at 08.57.06.jpeg

Além da Barragem Piracuruca, outras intervenções estão em andamento. Na Barragem Corredores, em Campo Maior, estão sendo realizados serviços de manutenção com a retirada da vegetação, enquanto na Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, são realizadas obras de manutenção no sangradouro. 

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, ressaltou a relevância dessas ações. "O monitoramento periódico e a manutenção das barragens são imprescindíveis para garantir a preservação dos reservatórios e a segurança da população. São estruturas que têm papel essencial no abastecimento hídrico das cidades, na irrigação dos plantios e para a atividade de piscicultura dos moradores das regiões onde ficam as barragens", destacou. 

Além da recuperação e manutenção das barragens, o Idepi está executando a construção de outras duas estruturas: a Barragem Atalaia, em Sebastião Barros, e Nova Algodões, em Cocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário