. Imagem reprodução das redes sociais
Luís Correia, 25 de setembro de 2024 – Em uma decisão que marca a campanha eleitoral deste ano, o juiz eleitoral da 91ª Zona, em Luís Correia, condenou o candidato a vereador Renato Santos a uma multa de R$ 5.000,00 e concedeu direito de resposta à candidata à reeleição, Maninha Fontenele.
Sentença da justiça.
A sentença foi proferida nesta quarta-feira e se baseia na veiculação de informações falsas por Renato, que, em um vídeo divulgado nas redes sociais, acusou Maninha de coagir servidores da prefeitura a fazerem campanha em seu favor. O caso surgiu em meio a um cenário eleitoral desfavorável para o grupo de oposição, onde a disseminação de notícias falsas tem se tornado uma preocupação crescente.
O juiz considerou que as alegações feitas por Renato Santos são incapazes de ser provadas visto que não identificou a pessoa que está em anonimato no vídeo e também prejudiciais à integridade do processo eleitoral e à imagem de Maninha. Em sua defesa, Maninha Fontenele enfatizou a importância de uma campanha ética e propositiva.
“Tenho trabalhado com honestidade e respeito pelos meus adversários. Minha campanha se baseia em propostas concretas para melhorar a vida da população de Luís Correia. Não utilizo baixarias ou mentiras. Acredito que o eleitor merece ter acesso a informações verdadeiras para fazer uma escolha livre e democrática”, afirmou a candidata. O direito de resposta concedido a Maninha permitirá que ela se manifeste na rede social do condenado sobre as acusações feitas por ele, corrigindo assim a desinformação disseminada.
Este é um passo importante, segundo a advogada de Maninha, Larissa Maia, para garantir a transparência e a veracidade nas campanhas. Com a proximidade das eleições, a decisão do juiz é um alerta para os candidatos sobre os limites da liberdade de expressão e a importância de manter um diálogo respeitoso e fundamentado. A população de Luís Correia agora observa atentamente o desenrolar da campanha, à espera de que a ética e a verdade prevaleçam nas urnas
Nenhum comentário:
Postar um comentário