15 de abr. de 2020

Após 1º caso de coronavírus, prefeito diz que “ninguém entra, nem sai” da cidade


O prefeito de Pimenteiras, Vinício do Ó, decidiu fechar a cidade após o primeiro caso de coronavírus ser confirmado no município. Vinício explicou que a paciente diagnosticada é uma mulher de 44 anos, vinda de São Paulo. Ela chegou na cidade há uma semana, já com sintomas da doença, e teve contato com pelo menos 50 pessoas na região.

O prefeito contou que nos últimos dias a cidade tem recebido muitos piauienses, que fogem do vírus e do desemprego em estados onde a pandemia está mais avançada. Em São Paulo, por exemplo, já são quase 10 mil casos confirmados e 87 mortes. 

A mulher de 44 chegou ao Piauí com sintomas leves da doença, foi levada ao hospital regional de Valença, foi medicada, porém não realizou o teste. Dias depois apresentou uma piora, quando passou pelo exame e atestou positivo na segunda-feira (13).

Venicio do Ó aparentou estar descontente com a demora na testagem da mulher de 44 anos. Para ele, ela poderia ter tido contato com menos pessoas se tivesse sigo diagnosticada antes. Ele explicou que o hospital estava realizando testes apenas em pacientes com sintomas graves do coronavírus. O quadro da paciente de Pimenteiras era leve. A paciente apresentou falta de ar e febre e se recupera da doença em casa.

“Devido os últimos acontecimentos lá [em São Paulo] as pessoas estão voltando com medo do vírus e também do desemprego. Nós chegamos a levar ela [a mulher de 44 anos] ao hospital de Valença, mas ela foi mandada para casa. Eles só estavam fazendo os testes quando se chega em uma situação muito difícil. E aí se tivesse feito teste antes ela teria tido o contato com menos pessoas . Mas por não ter feito o teste agravou-se mais a situação na cidade”, pontuou.

O gestor explicou que durante 14 dias, “ninguém entra, nem sai” da cidade. As portas de Pimenteiras estarão abertas apenas para o abastecimento de combustível, remédios e alimentos. 

Os viajantes que devem atravessar o município com o objetivo de chegar a cidades como São Miguel do Tapúio ou na divisa com o Ceará, serão acompanhados pela Polícia. “Estamos apavorados. A gente sempre acha que vai acontece só no município dos outros e onde a gente mora não vai acontecer, mas aconteceu. Nós vamos fechar a cidade. Nada entre, nem sai. Vamos fazer com que nada se mexa nesse período, para que a incidência da doença seja a menor possível. Como não podemos proibir as pessoas de passar, como a cidade é caminho para São Miguel do Tapuio e para Ceará, quando os carros chegarem serão atravessados pela Polícia. Mas dentro do município não permanece”, disse o prefeito.

Fonte: Portal OitoMeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário